Para o Brasil oferecer uma infraestrutura rodoviária adequada à demanda nacional, seriam necessários investimentos da ordem de R$ 293,8 bilhões. A informação é do Plano CNT de Transporte e Logística.

buraco

Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, a queda na qualidade das rodovias brasileiras tem relação direta com o histórico de baixo investimento. Para ele, a drástica redução dos investimentos públicos federais a partir de 2011 levou ao agravamento da situação das rodovias.

Em 2011, os investimentos públicos federais em infraestrutura rodoviária foram de R$ 11,21 bilhões; em 2016, porém, o volume investido praticamente retrocedeu ao nível de 2008, caindo para R$ 8,61 bilhões. Este ano, até o mês de junho, foram investidos apenas R$ 3,01 bilhões.

Apenas para manutenção, restauração e reconstrução dos 82.959 km onde a Pesquisa CNT de Rodovias 2017 encontrou trechos desgastados, trincas em malha, remendos, afundamentos, ondulações, buracos ou pavimentos totalmente destruídos, seria necessário investir R$ 51,5 bilhões.