P TGS EOT aFAS 01

A MAN Truck & Bus ganhou o prêmio inaugural Truck Innovation Award 2019 (Prêmio Inovação em Caminhões) em reconhecimento ao seu modelo automatizado aFAS nível 4 (veja link para reportagem que explica os 5 níveis de automação definidos pela Sociedade de Engenheiros Automotivos no fim deste texto).

Este troféu está sendo concedido pela organização do International Truck Of The Year (IToY), um grupo formado por editores de revistas especializadas em transporte.

O novo prêmio reconhece a enorme mudança tecnológica que é evidenciada dentro do campo de veículos comerciais. O Truck Innovation Award foi entregue a Joachim Drees, diretor executivo da MAN Truck & Bus, durante o dia da imprensa do Salão de Hannover, maior feira de veículos comercial do mundo.

Venceu MB, Volvo, Renault, DAF e ZF

O aFAS – este acrônimo significa “veículo de segurança automatizado para trabalhos nas estradas federais”. Trata-se de uma solução de segurança altamente inovadora desenvolvida pela MAN ao longo de um período de quatro anos, com o apoio do Ministério Alemão dos Assuntos Econômicos e da Energia e com o envolvimento de instituições técnicas e vários fornecedores-parceiros de componentes-chave.

Com uma pontuação vencedora de 93 votos, aFAS da MAN lutou contra a concorrência da Mercedes-Benz eActros, caminhões elétricos FL / FE da Volvo Trucks, caminhões elétricos de segunda geração da Renault Trucks, Ecochamps da DAF e Innovation Truck da ZF.

Os critérios

O indicado ao Truck Innovation Award deve ser um veículo de tecnologia avançada, com um veículo bruto peso acima de 3,5 t. Ele deve incluir um sistema de transmissão alternativo – híbrido, extensor de alcance híbrido ou 100% elétrico — ou dispor de um sistema de combustível alternativo, como as células de GNL (gás natural liquefeito) / CNG (gás natural comprimido) / hidrogénio combustível.

Alternativamente, deve apresentam soluções específicas de alta tecnologia quando se trata de conectividade – seja semi ou totalmente autônoma, sistemas de direção, capacidade de escalonamento ou serviços avançados de suporte, como diagnósticos remotos.

Durante um recente evento exclusivo de imprensa em Linz, na Áustria, os membros do júri da IToY receberam a visão detalhada do projeto aFAS. Além disso, o júri teve a oportunidade de avaliar o caminhão de nível 4 não tripulado. O veículo altamente inovador – um MAN TGM 18.340 – segue automaticamente outro caminhão envolvido em obras de manutenção em rodovias.

Os jornalistas do IToY ficaram impressionados ao descobrir que o aFAS já foi testado, sem qualquer acidente, em vias públicas que cobrem mais de 4.000 km. Os membros do júri também comentaram favoravelmente sobre o fato de que o aFAS pode salvar vidas, porque os locais de construção móveis nas autoestradas alto risco para o pessoal do local, já que colisões traseiras sérias são comuns.

Além disso, eles deram o sinal de positivo para a facilidade de operação, alto nível de segurança ativa e uso extensivo de séries componentes. Além disso, eles comentaram que este é o primeiro veículo sem motorista nível 4 nas vias públicas da Europa.

Resumindo a votação do júri, o presidente do International Truck of the Year, Gianenrico Griffini, comentou: “Com o projeto aFAS, a MAN não apenas forneceu uma solução eficaz para proteger locais de construção, mas também adquiriu uma visão importante para o futuro desenvolvimento veículos de condução totalmente automatizados.”

Entenda os 5 nivéis de automação

Conheça o vencedor do International Truck Of The Year 2019

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).