Kerax Xtrem: opção Renault para condições extremas

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Autor das imagens: Divulgação

Em 2012, a Renault Trucks apresentou ao mercado europeu o Kerax Xtrem, alternativa fora de estrada para atender às situações mais extremas, como canteiros de obras, campos de mineração, exploração petrolífera e madeireira, por exemplo. No entanto, a fabricante francesa também apostava que seu novo produto podia vigorar no mercado internacional, como o Chile, que adotou o Kerax Xtrem. Por lá, o caminhão roda nas minas da Cordilheira dos Andes, a 4 500 m de altitude. Confira reportagem da época na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.

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O Xtrem, como o próprio nome sugere, é um caminhão robusto, estruturado sobre uma plataforma rígida, configurado 8×4 de chassis duplamente reforçados. Trata-se de um caminhão que pode ser equipado com motor de tecnologia Euro 3, justamente para ser possível atender a países que ainda não ingressaram nas normas de emissão de poluentes mais atuais e, assim, pode ser comercializado nessa versão com 380 cv ou 500 cv. Obviamente para atuar no mercado europeu, o Xtrem conta com motor DXi de 11 e 13 litros, Euro 5, com versões mais potentes: 430 cv e 460 cv, com 11 litros e 480 cv e 520 cv, de 13 litros.

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No que se refere ao aspecto técnico, muitos dos componentes do Renault Kerax Xtrem foram reforçados, como, por exemplo, a suspensão traseira parabólica, o cárter de fundição, uma embreagem de disco duplo e um refrigerador na caixa de câmbio.

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O tandem traseiro tem capacidade para 26,8 t, os eixos dianteiros podem suportar 9 t de carga de cada lado, o que outorga ao Xtrem a fama de ter uma das maiores possibilidades de carga entre o universo offroad, alcançando 45 t em terrenos fora de estrada e 32 t na estrada, por causa do limite de peso. Graças à possibilidade de ser utilizado em condições extremas, com as habituais sobrecargas, o caminhão conta com uma capacidade máxima de frenagem superior a 70 t.

Um diferencial é a presença do comando DMS, uma ajuda para a condução mais econômica. O comando indica ao motorista se há necessidade de acelerar ou reduzir mais a velocidade, otimizando assim o consumo. Outros diferenciais são o freio-motor Optibrake+ e do freio-motor secundário Intarder.

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Os 520 cv do DXi13 são argumentos mais do que suficientes para que o Kerax Xtrem se desenvolva com soltura pelos terrenos mais difíceis. O câmbio manual ZF incorpora sistema de ajuda servoshift e comando por cabo, o que facilita o trabalho do condutor por deixar o sistema mais macio. No Xtrem os clientes podem solicitar – como já acontece na linha Kerax – os câmbios automatizados Optidriver +. Outros componentes que podem ser equipados no veículo é o sistema APM, que se encarrega de fazer a gestão automática do ar, e freios EBS (sistema de freios controlado eletronicamente).

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NO EXTREMO

Os caminhões da linha Kerax nasceram para enfrentar as condições de utilização mais severas, transportar as maiores cargas com mobilidade  e ainda garantir um verdadeiro conforto interno – algo comum aos caminhões estradeiros. A gama Renault Kerax apresenta cinco novas motorizações, incluindo a linha Xtrem que atende a norma Euro 5.