Próximos lançamentos da Ford e o novo cavalo mecânico

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Cargo Torqshift Interior 03
Câmbio automatizado Torqshift será oferecido nos médios e de aplicação severa 6×4. Fotos: Arquivo

Na última Fenatran, Mercedes-Benz e Volkswagen anunciaram que lançariam caminhões leves e médios com câmbio automatizado. A ideia era que fosse ainda no primeiro semestre deste ano. Porém, pesquisa feita na rede de concessionárias mostra que esses veículos ainda não existem para venda.

Assim, a Ford Caminhões quer ser a primeira montadora a lançar (de verdade) caminhões médios com motores de quatro cilindros com câmbio automatizado. Isso caso a oferta dos modelos da concorrência não ocorra nos próximos dias.

oswaldo ramos txt 620x467Segundo o diretor de vendas, marketing e serviços da marca, Oswaldo Ramos, “A Ford pode não ser a primeira a mostrar uma tecnologia, mas quer ser a primeira a dar acesso aos transportadores”. O executivo prometeu que os próximos lançamentos serão os modelos Cargo 1419, Cargo 1519, Cargo 1719 e Cargo 1933, todos com opção do câmbio automatizado Torqshift.

Além dos médios, a empresa vai disponibilizar o câmbio automatizado para os modelos de aplicação severa Cargo 2631, Cargo 3131 e Cargo 3133.

Tudo ocorre por causa da empolgação devido à ótima aceitação da tecnologia pelos clientes da marca que já estão rodando com o Cargo 2431 Torqshift. Em 2017, a montadora projetou a produção de 30% dos seus caminhões semipesados com o câmbio inteligente, porém, os pedidos foram de 37%. Nos seis primeiros meses deste ano, 56% das compras de semipesados já foram dos modelos Torqshift. “É um caminho sem volta, diz Guilherme Teles, gerente de marketing da Ford. 

Novo cavalo mecânico

37777257 1640907782701295 2852725017534267392 nA respeito do novo caminhão pesado com cabine inédita e 500 cv de potência que será apresentado no Salão de Hannover (a partir de 20 de setembro), na Alemanha, Oswaldo Ramos disse que já vinha conversando com a Ford da Turquia sobre um possível lançamento no Brasil. Porém, por enquanto, a conta financeira não fecha e o modelo chegaria muito caro. O projeto fica para o futuro e o foco da marca no mercado brasileiro segue tendo os modelos chassis rígidos como prioridade.

Construção de marca

Como o branding é importante. A Ford hoje tem caminhões até 29 toneladas na faixa de 300 cv altamente competitivos, porém, a marca reconhece que ainda precisa conquistar o reconhecimento nessa categoria. Esse é o desafio de construção de imagem do departamento de marketing, já que a engenharia já fez o trabalho dela. 

Rede Ford

Para facilitar a gestão, as montadoras estão reduzindo os números de grupos empresariais que possuem concessões para vendas e pós-vendas de caminhões e ônibus. No caso da Ford, as 110 concessionárias pertenciam a 70 grupos, agora 45. Elas acabam escolhendo grupos com maior afinidade e comprometimento com a marca. E há lógica nisso, veja o caso abaixo:

Para ilustrar isso, lembro do caso de um grupo empresarial que tinha concessão da marca Chevrolet e Peugeot. Como a autorizada Chevrolet era mais lucrativa, todos os bons funcionários contratados pela revenda Peugeot acabavam sendo transferidos para a representante da Chevrolet. Tal prática acaba prejudicando não só a fabricante Peugeot, como também os clientes da marca francesa.

Veja vídeo da Braspress sobre superação de crise:

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).