Volvo FM
Nova cabine do Volvo FM

Os caminhões Volvo FM e FMX da nova geração começaram a ser produzidos na Suécia com uma cabine que conta com as colunas “A” elevadas para proporcionar aos motoristas até um metro cúbico extra de espaço e maior luz dentro da cabine. A visibilidade do condutor também pode ser melhorada em todos os novos modelos, adicionando uma câmera do lado do passageiro que fornece uma visão mais completa, cobrindo a lateral do caminhão, em uma tela interna.

Novo Volvo FH
Opcionalmente, o novo Volvo FH pode vir com faróis adaptativos e mais altos

Outras atualizações importantes são a nova interface do motorista e os faróis altos adaptáveis como ​​opcionais para maior segurança no Volvo FH e FH16.

“Estamos orgulhosos deste grande investimento nestes quatro novos modelos que irão contribuir muito para aumentar a segurança nas estradas e reduzir ainda mais o impacto ambiental. Trazer uma nova linha de caminhões requer um forte trabalho de engenharia, bem como um grande trabalho em equipe em toda a organização Volvo, incluindo nossos fornecedores, o que torna este início de produção ainda mais especial para todos os envolvidos, especialmente considerando o ano desafiador que acabamos de passar”, comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os novos caminhões Volvo FH, FM e FMX também foram desenvolvidos para transmissões eletrificadas com início de produção em 2022. “Isso significa que a transição de nossos clientes para transportes livres de fósseis no futuro será perfeita, pois eles podem continuar a dirigir seu mesmo modelo de caminhão Volvo”, diz Roger Alm.

Lançada inicialmente na Europa no ano passado, a nova linha de cargas pesadas recebeu grande interesse dos clientes, com mais de 12.000 caminhões encomendados em 2020. O lançamento e as atividades de vendas continuam durante 2021 em mercados fora da Europa.

Os caminhões serão inicialmente montados nas instalações de produção da Volvo Trucks em Gotemburgo, Suécia, Ghent na Bélgica e Kaluga na Rússia. A fábrica de montagem em Tuve, Gotemburgo, é a primeira a sair com a produção começando agora em março de 2021.

Os novos modelos já estão em desenvolvimento no Brasil para produção na fábrica de Curitiba (PR).

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).