Lifan Foison

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A demanda por veículos comerciais leves com capacidade de carga entre 600 kg e 1 000 kg para uso urbano, geralmente, é por veículos baratos. Esse conceito sempre garantiu o sucesso da VW Kombi, que teve a sua produção encerrada no final do ano passado em razão da obrigatoriedade de freios ABS e air bags. E se é por preço baixo, nenhuma surpresa que a procura seja atendida por marcas chinesas de baixo custo.

Foison

Assim, a Lifan lança o Foison, modelo que chega às concessionárias da marca com o valor de R$ 34 990 na versão básica, e R$ 37 990 na versão completa, equipada com direção eletroassistida, ar-condicionado, além dos itens que também estão na versão mais em conta, como rádio AM/FM digital com entrada auxiliar, tomada 12V auxíliar, ar quente e luz de leitura. Nesses preços, frete e caçamba já estão inclusos, além dos dois anos de garantia.

Com um PBT (Peso Bruto Total) de 1 800 kg, o veículo que acomoda dois passageiros tem boa capacidade de carga, de 800 kg, e espaço para dois pallets. Segundo a engenharia da Lifan, a caçamba é a maior da categoria e possui as seguintes dimensões: 2 800 mm de comprimento, 1 520 mm de largura e 3 350 mm de altura. Tudo impulsionado por um motor a gasolina de 1.3 litros, que gera 85 cv a 6 000 rpm. 

Após passar por testes, rodando 50 000 km, o Foison registrou um consumo médio de 9,39 km/l na cidade e 9,34 km/l em rodovias, 50% do percurso foi rodando com a capacidade máxima de carga e outro trecho foi rodando com metade (400 kg).

Em avaliação pela imprensa especializada realizada com quatro modelos, em Salto, interior paulista, verificamos o comportamento do Foison carregado com 300 kg, 500 kg e em sua capacidade máxima de carga, de 800 kg, além de uma versão baú que estava vazia. 

A direção é agradável, mas a cabine compacta pode incomodar um pouco pessoas com maior estatura. O veículo encara bem as subidas mesmo com o ar-condicionado ligado e responde rapidamente nas retomadas de marcha. O ar-condicionado deixa a desejar e demora para resfriar a cabine. Apesar de sentir um pouco do peso no volante quando testamos a carga de 800 kg, o veículo se comportou bem, e o freio foi eficiente. A suspensão dianteira é McPherson independente, e a traseira é composta por amortecedores com molas de chapa de aço.
 
O acabamento interno, apesar de simples, está de acordo com o propósito do veículo. A posição do banco pode gerar um desconforto, por não permitir grandes ajustes. A posição do volante não torna a direção cansativa, inclusive pela direção hidráulica ou eletroassistida, esta última que equipa a versão completa do modelo. 

O painel de instrumentos é simples, porém, funcional. O conta-giros, a temperatura do motor, o marcador de combustível e o hodômetro são digitais, enquanto o velocímetro é analógico. O veículo foi pensado para atuar em diversas aplicações, desde a distribuição de galões de água, transporte de mercadorias até os food-trucks, além disso, acomoda até três motos em sua caçamba. Entre os concorrentes diretos destacados pela empresa, estão outras chinesas, como a Shineray, Effa, Changan e Rely.  

As versões oferecidas do Foison ao mercado são chassi e furgão, mas a montadora não descarta a médio prazo uma nova versão de passageiros. Para atender as normas de segurança, o Foison é equipado com airbag duplo e freios ABS de série. O modelo é importado da fábrica da Lifan no Uruguai, cuja capacidade produtiva é de 8 000 unidades por ano, mas a meta é chegar a 20 000. O centro de distribuição de peças localizado em Salto atende todo o continente. Existe também um acordo de nacionalização de peças, que pode alcançar até 60% das peças do veículo. 

A empresa trabalha com a meta de comercializar 250 unidades do veículo por mês, e para dar apoio ao cliente e aperfeiçoar a sua pós-venda, a fabricante está expandindo sua rede de concessionárias no país, que hoje conta com 42 casas e mais 12 em implantação. A montadora de origem chinesa também divulgou que está estudando uma nova unidade fabril no país.