Maior capacidade de tração

291

O Mercedes-Benz Actros 4160 segue como o caminhão capacidade de tração à venda no Brasil. Apresentado pela primeira vez na última Fenatran, o Actros 4160 AK SLT tem com motor Mercedes-Benz OM 502 LA V8 de 598 cv de potência a 1.800 rpm e torque de 2.800 Nm a 1.080 rpm. Com tração 8×8 e suspensão a ar, esse caminhão tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 500 toneladas, sendo especialmente concebido para o transporte pesado de cargas indivisíveis.

MB Actros 4160

O Actros SLT recebeu os melhores componentes de uma série de modelos da nova geração de caminhões Mercedes-Benz que combinados formam a “jóia” da engenharia de caminhões. A Custom Tailored Trucks (CTT), localizada na cidade de Molsheim na região da Alsácia e gerida pela fábrica de caminhões de Wörth, é a responsável pelo desenvolvimento e produção do SLT.

O câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, disponível para o Actros SLT, foi projetado para proporcionar alto torque, possibilitando operar com cargas de até 250 toneladas.

O Actros SLT vem equipado também com uma embreagem de acoplamento hidráulico que proporciona manobras e partidas isentas de desgaste da embreagem sêca. Além disso, o veículo conta com retarder integrado na embreagem e refrigeração adicional.

A embreagem de acoplamento hidráulico proporciona ao Actros SLT excepcional capacidade de manobras, de condução e de tração em baixa velocidade, o que significa maior flexibilidade possível na operação. As grandes quantidades de calor geradas pelo motor e transmissão são dissipadas pelo sistema de arrefecimento de alto desempenho, que fica atrás da cabina.

O extrapesado Actros 4160 AK SLT exposto no estande da Mercedes-Benz na Fenatran já tinha dono. Ele foi adquirido pela Megatranz, empresa brasileira que é a maior da América Latina e a 13ª do mundo no segmento de transporte terrestre de cargas com peso superior a 100 toneladas. Essa classificação baseia-se no ranking organizado pela revista inglesa International Cranes and Specialized Transport, conforme sua edição de agosto deste ano.

A Megatranz atua há 14 anos no mercado nacional e internacional nos segmentos de transporte multimodal e içamento (heavylift), bem como na movimentação de cargas excepcionais e superpesadas. Conforme o diretor-presidente da Megatranz, Henrique Zuppardo, “a América Latina, com esta participação positiva, demonstra que está havendo grandes investimentos na área de infraestrutura, principalmente, setor de energia, mineração, siderurgia, petroquímico e químico, potenciais clientes desse segmento de transporte”.

No portfólio da Megatranz destacam-se também a movimentação e load-out do Módulo de Plataforma de Petróleo, com peso unitário de 2.000 toneladas, realizado sobre carreta com 960 pneus  e da Jaqueta da Plataforma de Petróleo – Mexilhão, com peso unitário de 12.000 toneladas, através do sistema de skidagem (deslizamento sobre trilhos) com o descarregamento sobre  balsa oceânica.