MAN lança caminhão blindado de 5,5 t

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VW 5.150 ECE blindado

VW 5.150 ECE blindado

A MAN Latin America apresentou durante a Laad Security 2014 (feira de segurança pública e corporativa), realizada entre os dias 8 e 10 de abril no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), um novo modelo de caminhão blindado para transporte de valores. Trata-se do 5.150 ECE, desenvolvido a partir do chassi de ônibus de 5 500 kg de PBT (Peso Bruto Total).

O desenvolvimento partiu a partir de uma demanda da Protege (transportadora de valores), que precisa de um veículo mais baixo (com máximo de 2 metros de altura para entrar em garagens de prédios), mais ágil e com menor custo operacional do que os blindados de 8 t e 9 t de PBT. A carroceria do 5.150 ECE foi desenvolvida pela blindadora MIB (empresa do Grupo Protege).

O 5.150 ECE terá preço inicial de R$ 265 000 (R$ 115 000 do chassi e R$ 150 000 da carroceria), valor que pode crescer com opções, como ar-condicionado, sistema de inutiliza o dinheiro por meio de jatos de tinta caso do cofre do veículo seja arrombado, etc.) Saiba todos os detalhes técnico e mais informações sobre este lançamento na edição 131 da Transporte Mundial, que já está me produção.

A MAN aproveitou a feira para mostrar em seu estande um dos VW Constellation 15.190 equipados com Plataforma de Observação Elevada (POE), implementada pela Truckvan.

Mais sobre a POE

As Unidades Móveis POE comportam um sistema de monitoramento de imagens de médio alcance composto por 14 câmeras com tecnologia de reconhecimento de face e alcance de até 3 km de distância. O sistema de observação é instalado em um mastro telescópico de 15 metros de altura coberto por uma escotilha automática. Além da captação, os veículos contam com redes wi-fi e mesh (via rádio), que permitem a visualização das imagens em um raio de até 500 metros de distância, além do envio dos dados em tempo real para os Centros Integrados de Controle e Comando Regional (CICCR) por meio de equipamentos de tecnologia móvel, como tablets ou telefones celulares.

Composto por uma bancada de dois lugares, o ambiente de monitoramento conta com poltronas, monitores de 42” e comandos para todos os recursos da Unidade, como o acendimento de luzes, subida do mastro, acionamento do ar condicionado e da sirene de emergência, entre outros. Possui ainda um rack de tecnologia da informação (TI) amparado por servidores, roteadores, PCs, impressora e armários.

Os acessos aos diferentes ambientes se dá através de escadas aviônicas do tipo semi-automáticas para maior agilidade na abertura e fechamento do POE nos locais de operação. O sistema de nivelamento também é totalmente automático. Com apenas um comando, as quatro sapatas estabilizadoras são acionadas. O nivelamento é feito por sensor que informa ao sistema o momento exato de acionar ou não cada sapata individualmente. Inédita no Brasil, essa tecnologia proporciona maior agilidade no processo, diminuindo o tempo de montagem e desmontagem dos veículos. Para garantir o funcionamento ininterrupto, as UMs contam com toda infraestrutura elétrica necessária por meio de um gerador UPS (No Break) e um rack de automação.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).