O último caminhão Volkswagen 18.310 Titan Tractor acaba de deixar a linha de produção da MAN Latin America, encerrando uma história de 15 anos e mais de 15 mil unidades comercializadas.
Lançado em 2002, o VW 18.310 4×2 inaugurou um novo nicho de mercado, o de cavalo-mecânico com capacidade de tracionar 28 toneladas de carga líquida e potência de até 350 cavalos. O veículo recebe motor Cummins de 310 cv de 6 cilindros e itens de conforto como ar-condicionado e suspensão pneumática de série.
“Não existiam caminhões com esse perfil. Ou eram menores ou muito maiores. Lançamos a solução intermediária, seguindo nosso slogan e cultura sob medida, que logo foi seguido pela concorrência. A estratégia deu certo. Desde 2002 nos mantemos na liderança do segmento. Hoje, temos mais de 40% de market share”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.
Mercado interno e externo
No Brasil, o produto foi comercializado por apenas quatro anos, mas entre 2002 e 2005, a MAN Latin America chegou a atingir picos de 56% de market share no segmento, composto por veículos na configuração 4×2 até 350 cavalos de potência. Para alguns mercados internacionais, o modelo seguia disponível até essa última unidade. Ao longo de sua história, seus principais destinos foram a Nigéria, a Argentina, a Venezuela, o Chile e a Colômbia.
O último Titan com essa configuração vai ficar em exposição na fábrica da montadora, em Resende/RJ, lado a lado com outros grandes marcos da trajetória da montadora: o primeiro caminhão Volkswagen, de 1981, e a unidade de estreia da linha Constellation, de 2006.
Titan na TV
Na televisão, o caminhão fora estrela do programa Carga Pesada, sendo utilizado pelos caminhoneiros Pedro e Bino, em suas aventuras pelo Brasil.