MB aposta no crescimento do Sprinter chassi-cabine

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No ano em que a Mercedes-Benz comemora os 20 anos de Sprinter no mercado brasileiro, a fabricante anuncia que vai focar mais na versão chassi-cabine do modelo, pois acredita em uma maior demanda por este tipo de configuração. 

Para tanto, a Mercedes está apostando no sucesso do e-commerce, que segundo estudos, revelou uma expectativa de crescimento na ordem de 13% este ano. Com isso, a gama chassi-cabine do Sprinter, que hoje responde por 23,5% de participação de mercado, tem espaço para crescer.

A previsão é que o segmento de chassi-cabine cresça entre 10% e 15%, enquanto o de furgões e vans deve crescer entre 5% e 10%.

Os principais veículos desse mercado são Mercedes Sprinter, Iveco Daily, Renault Master e Ford F-350 – esta, apesar de ter liderado a categoria de semileves em 2016, possui atributos técnicos para uso no interior. A sua largura e a cabine avançada não atendem as regras das zonas de restrição impostas pelas grandes cidades.

Além do e-commerce, a fabricante quer explorar outros nichos como distribuição de produtos de supermercados, hortifruti, bebidas, congelados e materiais de construção, além das áres de serviços, como manutenção de redes de eletricidades e reboques.

Segundo Werner Schaall, gerente sênior de marketing e vendas de vans da Mercedes-Benz, os principais clientes são os pequenos frotistas, aqueles donos de um único veículo e os grandes frotistas.

“Vemos espaço para crescer focando nesses clientes, que apesar dos extremos, prezam por veículos que ofereçam conforto e segurança”.

No quesito segurança, a Sprinter chassi-cabine se destaca em relação aos seus concorrentes, por oferecer controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reduz as chances de derrapagem, colisão e capotamento do veículo. O ESP, que poderá passar a ser obrigatória a partir de 2020, já está na linha Sprinter desde 2012 como equipamento de série.

Além disso, o Sprinter oferece de série o ABS, com ASR (controle de tração), BAS (servofreio de emergência) e EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) integrados, além do EBP (pré-carga eletrônica de freio). Outras tecnologias como controle de carga adaptativo e controle de rolagem estão presentes no Sprinter.

Com três versões, os chassi-cabine 313, 415 e 515 (com PBT de 3.500, 3.880 e 5.000 kg, respectivamente) permitem a instalação de diversos tipos de implementos e contam com diversas opções de entre-eixos.