Foto: Fernando Favoretto

Quer conhecer a experiência de quem trocou um Mercedes-Benz Atron 2324 6×2 por um Atego 2426 6×2? A jornalista Andrea Ramos foi até Sergipe, em Aracaju, conhecer a operação do empreendedor Joseilson de Menezes, conhecido como Jósa da Batata, proprietário do Sítio Angelim. Pelo apelido, já dá para imaginar o que ele produz e transporta.

O empresário estava muito satisfeito com o Atron, mas havia a necessidade de substituí-lo por um caminhão novo. Como o Atron 2324 saiu de linha em 2016, Jósa se armou de coragem para trocar o conhecido pela novidade e adquiriu o trucado Atego.

Edição 173

A reportagem acompanhou uma viagem e apurou tudo que o Jósa da Batata concluiu sobre a troca, o que pode ser conferido na edição 173 da revista TRANSPORTE MUNDIAL que está nas bancas até meados de maio. A edição ainda traz um especial que apura quais são os melhores caminhões extrapesados para o transporte de grãos da safra 2018/2019, levando em consideração distâncias, percursos, peso, revenda e, sem esquercer, que na entressafra, o caminhão precisa trabalhar em outras atividades. 

Outra matéria é sobre o nicho de mercado que os “cavalinhos” de 17 toneladas de PBT técnico podem trabalhar, inclusive, substituindo os caminhões chassi rígido 8×2 com mais eficiência em alguns tipos de operações. No artigo, há comparação entre o VW Constellation 17.280 com o Ford Cargo 1729, modelo que começa a ser substituído pelo Ford Cargo 1731. Aliás, a nova família de caminhões Ford Cargo Power, com motor mais potente, é outra tema da edição 173. 

Além dessas reportagens, há avalição do MB Sprinter 415 chassi cabine, especial ônibus rodoviário 8×2 de 15 m, como é um Double Decker europeu, entre outros temas. 

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).