A Mercedes-Benz é outra marca que tirou o seu caminhão a gás do status de protótipo para produção comercial. O primeiro modelo Econic NGT (Tecnologia de Gás Natural) Euro 6 foi entregue para a Roma KG na Alemanha.

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O cavalo mecânico Econic está equipado com motor de gás natural M 936 G que, assim como o Volvo GNC, é baseado no motor turbodiesel, neste caso, o motor MB OM 936 da nova geração “BlueEfficiency Power” com 7,7 litros de deslocamento e é operado com gás natural comprimido (CNG = gás natural comprimido). O motor tem uma potência de 306 cv) a 2.000 rpm, oferece seu torque máximo de 122,3 mkgf de 1.200 a 1600 rpm e está ligado a uma transmissão automática Allison de 6 velocidades.

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Ao contrário do diesel, o Econic NGT emite praticamente nenhuma matéria particulada e sem partículas de fuligem. E durante a combustão do gás natural, produz-se 25% menos de dióxido de carbono (CO2). Ao usar o biogás, o equilíbrio de CO2 é mesmo praticamente neutro. O motor também é mais silencioso e tem potencial para obter selos de qualidade para veículos silenciosos.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).