Mercedes 2726 esbanjava robustez na era Euro III

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A série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL traz o MB 2726 6×4, que, segundo nossa avaliação na época, destacava-se pela robustez. Veja a matéria que saiu na edição 114 da revista, em 2012:

capa 114
Lançado durante a Fenatran de 2007, o caminhão foi um dos destaques da marca que integrou a ‘extinta’ Linha Tradicional, substituída no final do ano passo pela família Atron. O modelo foi idealizado para atender ao crescente segmento de construção civil no Brasil, que, de 2007 a 2012, expandiu-se cerca de 6% ao ano.

As características desse caminhão deixam claro a que ele veio. Essa versão fora de estrada dispõe de grande capacidade de carga, atributo essencial aos veículos que atendem as atividades de construção civil. O 2726 conta com 26.500 kg de PBT (Peso Bruto Total) e 45.100 kg de CMT (Capacidade Máxima de Tração). O modelo ainda foi comercializado por 5 anos com opção de versões betoneira e basculante, sendo o mais vendido da Linha Tradicional em 2010.
2726 mb

O seu motor é o OM 906 LA de 6 cilindros com gerenciamento eletrônico, que oferece potência de 260 cv e torque de 107 mkgf entre 1.400 e 1.600 rpm. Segundo Rafael Barbosa do Nascimento, mecânico da JR Diesel, uma das grandes empresas reparadoras de caminhões, essa configuração caracteriza um caminhão apto ao trabalho duro. “Eu merecia um cachê da Mercedes-Benz por sempre falar bem desse caminhão”, brinca o reparador. Um dos destaques que Nascimento ressalta do modelo é a simplicidade da manutenção. “É um caminhão muito fácil de mexer, isso torna a manutenção prática e rápida.” 

O mecânico da JR, que há três anos atua na reparação de veículos pesados, comenta que a empresa trabalha muito com motores Mercedes-Benz e Cummins e que o 2726 não é um caminhão que costuma apresentar problemas recorrentes. “Claro que a durabilidade depende muito da forma como o caminhão é conduzido, mas esse é sim um bom veículo”, atestou Nascimento. 

Além disso, a reportagem da Transporte Mundial pesquisou em algumas concessionárias da Mercedes-Benz e em revendas independentes a disponibilidade de peças para esse modelo e não encontrou dificuldades de encontrá-las à pronta entrega. Isso mostra que o 2726 ainda mantém-se forte no mercado.

TUDO EM HARMONIA
A harmoniosa ligação do trem de força do 2726 é o que faz toda a diferença nesse modelo. Isso se completa com o câmbio MB G-221 de 9 marchas e a embreagem de 430 mm. Mas, além do forte motor e dos resistentes câmbio e embreagem, o modelo também é equipado com outros itens que reafirmam sua robustez. Por exemplo: eixos traseiros reforçados, freio-motor Top Brake e cabine avançada, ideal para locais de difícil acesso, como os canteiros de obras.
tomadas ar

E os destaques desse brutão não param por aqui. A versão betoneira é equipada com tomada de força na traseira do motor. E na opção basculante, ela é instalada no câmbio. Essa configuração robusta, aliada a versatilidade do modelo, permitiu o Mercedes-Benz 2726 ser uma boa pedida também para o campo, nos segmentos canavieiro, madeireiro e de mineração.

O SUBSTITUTO
A substituição dos modelos da Linha Tradicional aconteceu principalmente por conta da adequação à norma Proconve P7, equivalente à Euro 5. Diante disso, a Mercedes optou por lançar uma nova gama de veículos com tecnologia apta a atender à nova legislação, reduzindo assim significativamente a emissão de poluentes. A Linha Tradicional era composta pelos modelos 710, L-1620, L-1318, LS-1634 e 2726, que foram substituídos pelos caminhões mais modernos da gama Atron 1319, 1635, 2324 e 2729.
2726 mb

Esse último é a versão destinada a continuar a trilhar os caminhos do 2726. Trata-se do Atron 2729. O modelo atual ganhou, entre outras coisas, o motor OM 926 LA, mais moderno, potente, econômico e bem menos poluente que seu antecessor. Esse propulsor pode chegar a 286 cv a 2.200 rpm. O torque fica em 114,2 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm. A transmissão também mudou, para a MB G-181 de 9 velocidades. Só o que não mudou foi a robustez de mais um fora de estrada com promessa de sucesso. Hoje disponível no mercado de usados, o Mercedes-Benz 2726 6×4 (ano 2012) é encontrado por R$ 178 mil