Mercedes Actros 2646 6×4 nacionalizado

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Presidente da MB, Philipp Schiemer

Presidente da MB, Philipp Schiemer

Vender caminhões no Brasil sem condições de ser financiado pelo Finame (programa do BNDES de financiamento com juros subsidiações pela Nação) é uma missão quase impossível. Por isso, qualquer marca que queira vender no Brasil precisa ter um bom plano de nacionalização, com índice de 60% de conteúdo feito no país. Alguns modelos do MAN TGX e do Actros tem grande rejeição no mercado não porque os produtos foram reprovados pelos clientes, mas, exatamente, por não ter ainda o índice de nacionalização exigido pelo BNDES.

Segundo a Mercedes-Benz, o seu modelo Actros 2646 6×4, para aplicações rodoviárias, acaba de conseguir ser aceita para financiamento pelo FINAME em até 80% do valor do veículo. Os caminhões com 60% de conteúdo fabricado no Brasil contam com 100% (no caso de autônomo) e 90% (no caso de empresas de pequeno e médio porte) e 80% (grandes empresas) do valor do veículo aceito para financiamento pelo Finame com juros de 6% ao ano.

Segundo o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, a previsão no cronograma do Actros 2646 estava para 2015, mas a empresa conseguiu antecipar.

A primeira etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, em 2013, envolveu elementos do quadro do caminhão, sistema de exaustão, rodas e pneus. Agora estão nacionalizados uma série de itens para componentes como a suspensão a ar, eixos Mercedes-Benz nacionais sem redução nos cubos, sistema pneumático de freio, bancos pneumáticos e sistema elétrico. Nesse contexto, devido ao alto grau de tecnologia eletrônica do veículo, a empresa implantou um novo processo de manufatura para o chicote modular que é pioneiro na produção de caminhões na Mercedes-Benz do Brasil.

A terceira e última etapa do programa de nacionalização progressiva do Actros, prevista para 2015, englobará a produção local do motor OM 457, do sistema de combustível e do sistema de direção hidráulica. O Actros é fabricado na planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).