Mercedes-Benz Axor 2644. Fotos: Divulgação

Com a falta de segurança pública e, consequentemente, aumento do roubo de cargas no Brasil, um novo nicho de mercado começa a crescer: o de caminhões blindados para o transporte de cargas como eletrônicos, celulares, produtos farmacêuticos, entre outros. Empresas com a experiência no transporte de valores começam a atender a esse tipo de demanda. Para atender esse novo nicho de mercado, a Mercedes-Benz apresenta o Axor 2644 8×4 blindado com cabine dupla. A implementação do pesado foi feita pela MTX e o cliente da marca da estrela é a Prosegur, a maior transportadora de valores do país. 

A Prosegur comprou sete caminhões pesados Mercedes-Benz Axor 2644 6×4. Os caminhões foram blindados e receberam um quarto eixo direcional para suportar o peso da blindagem. A cabine recebeu blindagem nível III conforme a legislação para o transporte de valores e quatro acentos (cabine dupla), incluindo o posto do condutor. 

Axor tem capacidade para puxar bitrenzão (74 toneladas) e 175 metros cúbicos de carga

Na versão 8×4, o Axor 2644 pode puxar dois semirreboques de três eixos cada (bitrenzão), totalizando uma capacidade de carga de 175 metros cúbicos (100 no primeiro semirreboque e 75 no segundo) e 74 toneladas de PBTC. Até então, apenas Scania e Volkswagen atendiam esse segmento com modelos menores.

Segundo Rubens Carbonari, diretor regional da Prosegur, atualmente o segmento de transporte de cargas representa cerca de 2% do faturamento do grupo, porém, demonstra uma tendência de crescimento acentuado.

A frota da Prosegur

Atualmente a frota total da Prosegur no Brasil é de 1.650 caminhões entre leves e pesados, sendo 96% da marca Mercedes-Benz. Desse total, 27 caminhões são para o transporte de cargas e o restante para o transporte de valores. Carbonari disse que a frota de veículos para o transporte de cargas será ampliada para 35 unidades até 2018.

A Prosegur começou a atuar no transporte de cargas em 2011. De lá para cá já foram realizadas 6.777 operações com caminhões blindados e o mesmo esquema de segurança utilizado no transporte de valores. Segundo Rubens Carbonari, nesse período a sinistralidade foi zero em mais de R$ 10 bilhões em cargas transportadas. O executivo garante que tem conseguido apresentar um custo de frete competitiva com o transporte de cargas feito com caminhão convencional, rastreamento e escolta armada.  

Renovação da frota

Frontal do novo carro-forte recebeu grade e faróis do pesado Atron. O design será mantido para futuras compras da Prosegur

Além dos sete Axor, a Prosegur está renovando a sua frota de caminhões leves para o transporte de valores com a aquisição de 134 caminhões blindados feitos a partir do chassi 915 E feito sob medida e com especificações da Prosegur. 

Chassi 915 E foi customizado conforme especificações da Prosegur para facilitar a implementação para a MTX

Ao todo, foram 11 alterações no chassi feitas pelo CTT (Centro de Customização para Clientes) da Mercedes-Benz. Entre as modificações, estão a redução do entre-eixos de 4.500 mm para 3.150 mm, encurtamento do chassi, reposicionamento de tanques de combustível, Arla e ar, adequação de chicotes elétricos, pneumáticos e de combustível, posicionamento da coluna de direção (motorista fica recuado mais meio metro da dianteira), entre outros. 

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Mercedes-Benz do Brasil

Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da Mercedes-Benz do Brasil, acrescenta que o trabalho foi feito também em conjunto com a implementadora. Outra alteração inédita foi feita no ar-condicionado para carros-fortes que adequa a potência do sistema de climatização da cabine à severa utilização do caminhão e dispensa o uso de dispositivos no teto do veículo. Desta forma, melhora a estabilidade, com a redução do centro de gravidade, e aumenta a altura da cabine para os quatro ocupantes.

Na negociação com a Prosegur, a Mercedes-Benz comercializou o sistema de gestão de frota e telemetria FleetBoard e contratos completos de manutenção. Leoncini lembra que a Prosegur é a primeira empresa do segmento de transporte de valores a adquirir o FleetBoard. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).