Com a lei n° 13.281/16 que permite a produção de ônibus de até 15 m de comprimento na configuração 8×2, a Mercedes-Benz apresenta versão de 15 m do chassi rodoviário O500 RSDD. O Double Decker já existe no mercado configurado 8×2, porém, até então com 14 metros de comprimento.

Contudo, a regra atual favorece o empresário do setor – já que possibilita aumentar o número de assentos, gerando maior receita e equilibrando as gratuidades de passagens previstas em lei como uma vaga para criança, uma para jovem de baixa renda e mais duas com desconto na passagem de 50%, duas para idosos e duas para portadores de necessidades especiais – logo, estimulando o setor a investir.

Exemplos são a Viação Águia Branca, do Espírito Santo, que adquiriu 12 unidades do novo modelo – que vão se junta às 8 unidades de 14 m que a empresa já possui na frota –, e a Viação Garcia, do Paraná, que fez a encomenda de 12 unidades.

Para Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de Ônibus da Mercedes-Benz, o novo RSDD 8×2 de 15 m passa ser interessante para linhas regulares e turismo de luxo. “O 8×2 Double Decker vai atender o cliente que quer conforto e também quer manter a quantidade de passageiros adequados à operação”. É o caso da Viação Águia Branca, que vai utilizar os veículos nas linhas onde há maior volume de passageiro.

O chassi Mercedes 8×2 possui motor de 408 cv e transmissão automatizada produzidos pela Mercedes e recebeu novo painel com melhor visualização mais intuitivo, com econômetro, EcoSupport e volante multifuncional de série. Os opcionais são sensor de faixa e sistema de pressão e temperatura dos pneus. O preço do chassi será em torno de R$ 450 mil.

Confira mais detalhes sobre o chassi e a operação em que ele vai atuar na Viação Águia Branca, na edição 162 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.
  • mjprio

    Esses ônibus são realmente muito bonitos e imponentes. Mas tem locais que eles não conseguem passar, ainda mais sendo mais alongados