A Scania apresenta sua linha de caminhões urbanos elétricos, por enquanto, somente para o mercado europeu. Os veículos foram criados para operar áreas urbanas com distribuição de carga geral e serviços, como coleta de lixo.

Scania 25 P 4x2
Scania 25 P 4×2

Os modelos são montados com cabines das séries L e P e motor elétrico de 230 kW, equivalente a 310 cv de potência. Há opções com cinco ou nove baterias, o que garante autonomia média está em 250 km, variando conforme o peso transportado, topografia da cidade, uso do ar-condicionado e outros equipamentos elétricos, modo de condução dos motoristas e trânsito.

A Scania acrescenta que lançará modelos eletrificados anualmente para todas as linhas de veículos. Por isso, está reorganizando suas fábricas. O CEO Global da empresa, Henrik Henriksson disse, por meio de comunicado, que em alguns anos também serão lançados caminhões elétricos de longa distância. “Serão adaptados para recarregamento rápido nos períodos de descanso do motorista.”

Por questões de custo, principalmente por causa da alta carga tributária, os caminhões elétricos não serão lançados no Brasil, pelo menos, dentro das duas próximas décadas. A Scania no Brasil comunicou que, no momento, os caminhões movidos a gás natural de combustível fóssil e biometano são a melhor opção aos motores a diesel. Leia-mais sobre o dossiê do caminhão a gás no País.

Modelos híbridos

Scania 25 P 6x2
Scania 25 P 6×2

Com os modelos elétricos a Scania, mostra uma linha de híbridos. Esses caminhões, com cabines L e P, combinam motor a combustão e elétrico.

Por serem silenciosos, os caminhões elétricos podem ser utilizados perto de hospitais e em áreas urbanas à noite, por exemplo, como na atividade de coleta de lixo e abastecimento urbano em regiões de não houver risco de roubo de carga. Isso permite ampliar o período de utilização ao longo do dia, de forma a evitar congestionamentos e dificuldade de estacionamento.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).