A mudança de postura diante o mercado de caminhões e, principalmente, dos clientes pode ser a principal razão para a Mercedes-Benz ter retornado à liderança de vendas, que por um longo período ficou nas mãos da Volkswagen Caminhões. Agora, com o lançamento da linha 2018 dos modelos Actros, Axor, Atego e Accelo, com diversas melhorias, a marca reforça esse posicionamento adotado há cerca de dois anos sob o mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

mb2018

Saber ouvir e, mais do que isso, agir, é uma fórmula que tendo dado certo para a marca da estrela. No acumulado deste ano, de janeiro a agosto, a Mercedes-Benz já contava com 30,1% de participação no mercado de caminhões, seguida Volkswagen Caminhões (24,7%), conforme dados de emplacamentos divulgados pela Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras de veículos).

O mercado brasileiro é competitivo e disputado por 10 marcas. Com a recuperação econômica em andamento, mesmo que lenta, a perspectiva é de o mercado volte ao patamar de 100.000 unidades/ano dentro de três ou quatro anos. E, para atrair a sua atenção, algumas marcas, como Mercedes-Benz, DAF, Iveco, Scania, Volvo e Volkswagen, estão trabalhando bastante.

20 mudanças

Nesta reportagem, apresentamos mais de 20 mudanças que a Mercedes-Benz promoveu nos caminhões modelo 2018. São alterações que complementam outras já realizadas nos últimos dois anos e que TRANSPORTE MUNDIAL tem apresentado aos leitores, por meio de reportagens, análises, avaliações e sempre levando em consideração todas as opções existentes e ofertadas por todas as marcas.

E muito importante o transportador, antes de optar por um modelo de uma marca, está bem informado e de fonte independente, pois os vendedores são muito bem treinados para lhe convencer que modelo da marca que ele vende é a melhor opção para a sua necessidade.

Palco Fenatran

Com de tradição, a Fenatran é palco para muitos lançamentos e onde a Mercedes-Benz apresenta as novidades implantadas em todas as suas linhas de caminhões. A TRANSPORTE MUNDIAL esteve antes da Fenatran na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP) para conhecer os conteúdos que a marca apresenta para tornar os seus caminhões mais competitivos em relação à concorrência. São alterações que, segundo Marcos Andrade, gerente de caminhões Mercedes-Benz, disse que foram feitas a partir das solicitações dos clientes.

Checamos e realmente são novidades que ajudam a melhorar a operação de transporte, a qualidade de vida do motorista e, principalmente, a segurança. Mas você leitor, poderá conferir nas próximas páginas, e, nas edições seguintes vamos fazer avaliações dinâmicas e comparativos técnicos com a concorrência.

4Actros traz funções para melhor gestão

Anterior
Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).