Metro-Shacman se associa à Anfavea

50

Shacman TT420

Shacman TT420

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou nesta semana a entrada de mais uma montadora de caminhões como associada, a Metro-Shacman, que passará a fabricar caminhões no Brasil a partir do meio do próximo ano, na cidade de Tatuí (SP).

Ao se associar à Anfavea, e mais do que isso, ser aceita como associada pela entidade, é uma demonstração que o projeto de montar caminhões chineses no Brasil é realmente um projeto sério. É a primeira marca chinesa a pertencer aos quadros da maior entidade do setor automotivo, do qual fazem parte as montadoras de caminhões DAF, Ford Caminhões, International, Iveco, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo, além dos fabricantes de automóveis, como Fiat, Volkswagen, Chevrolet, entre outros.

A Metro-Shacman, representante no Brasil da Shacman, vai investir R$ 400 milhões em sua fábrica no interior de São Paulo. A operação brasileira terá capacidade para montar 10 mil caminhões por ano, porém, começará em 2015 montando cerca de 1 000 unidades, crescendo a produção gradativamente. Os caminhões da marca vendidos atualmente estão sendo importados da China.

A revista Transporte Mundial visitou a matriz da Shacman, recentemente, em Xian e uma ampla reportagem sobre esta visita está publicado na edição 130 da revista, que ainda pode ser encontrada nas bancas de jornais e revistas.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).