Modo defesa: ON

72

F-4000 implementada como ambulância para o Exército Brasileiro

F-4000 implementada como ambulância para o Exército Brasileiro

A LAAD Defence & Security, tradicional feira de segurança pública e defesa, que acontece no Rio de Janeiro até o dia 17 de abril, reúne os produtos que as fabricantes de caminhões e implementos têm para o segmento.

Muitas fabricantes de caminhões civis têm apresentado no evento versões militares de modelos e utilitários. A Ford chegou à feira com alguns veículos adaptados como a F-4000 com tração 4×4 e motor Cummins ISF 2.8 de 150 cv, implementada como ambulância para o Exército Brasileiro, e que segundo a marca, foi projetada para rodar em qualquer tipo de terreno. Uma picape Ranger, com tração 4×4 e motor de 2.2 litros a diesel de 150 cv, foi apresentada na versão patrulheira, voltada à segurança pública. Além disso, a marca apresentou o Cargo 816 para o transporte de presidiários.
Cargo 816 configurada para o transporte de presos 
“Os pontos mais importantes que os clientes desse segmento buscam nos veículos especiais são a robustez e a durabilidade, aspectos nos quais a Ford não tem poupado investimentos”, diz Antonio Baltar, gerente de marketing e vendas da Ford Caminhões.
O POE possui um sistema de monitoramento de imagens de médio alcance
Por sua vez, a empresa Truckvan, do segmento de implementos, apresentou o POE (Plataforma de Observação Elevada). Trata-se de um sistema de monitoramento de imagens de médio alcance composto por 14 câmeras com tecnologia de reconhecimento de face e alcance de até 3 km de distância. Voltada à segurança pública, a tecnologia é instalada em um mastro telescópico de 15 metros de altura coberto por uma escotilha automática. Os veículos possuem redes Wi-Fi e mesh (via rádio) que permitem a visualização das imagens em um raio de até 500 metros de distância, além do envio dos dados em tempo real para os Centros Integrados de Comando e Controle Regional (CICCR).
O Shelter é utilizado como sistema de comunicações estratégicas do Exército 
A empresa apresentou também os Shelters que serão entregues ao Exército Brasileiro. Esse tipo de veículo é montado sobre chassi Agrale e possui um gerador de maior potência e UPS modular e redundante para garantir o êxito em condições adversas, infraestrutura para dispositivo de internet sem fio, conexão elétrica, telefônica e fibra ótica, painel de entrada com tomadas militarizadas e bancada de operação com terminais de acesso à rede.

“Nosso objetivo é mostrar como nossas unidades móveis podem proporcionar mais mobilidade e praticidade aos projetos dos governantes e empresários brasileiros e estrangeiros na área de defesa e segurança”, diz Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan.