Nos eixos da eficiência

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mercedes axor 2644
A última geração do Axor 2644 6×4 é um daqueles espécimes que têm todos os predicados para serem competitivos. Possui uma mecânica produzida pela própria Mercedes-Benz e está equipado com novos componentes que o deixaram mais leve, econômico e preparado para disputar seu espaço no mercado de veículos rodoviários traçados – perdido em alguns segmentos que não aceitaram o freio a disco e o eixo com redutor nos cubos, itens que a Mercedes-Benz insistiu por anos em manter no mercado.

A grande novidade do Axor 2644 6×4, assim como de toda a família, é que ele passa a ter de série o freio a tambor e os eixos sem redutor nos cubos – a fabricante ainda deixou em seu catálogo as opções com redutores e freios a disco. Isso permite que os clientes escolham a configuração que melhor atenda suas demandas de transporte, levando em conta também as características dos locais de operação do seu caminhão. Para o Axor 6×4 rodoviário, os eixos são os Mercedes-Benz HD-6/HL-6, que atende as 80 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração). No modelo avaliado nesta reportagem, a relação final é de 3,909 (43:11). Mas a Mercedes oferece as opções com relações 3,583 (43:12) e 4,300 (43:10). Vale ressaltar que a introdução do freio a tambor aumenta a abrangência do Axor em operações mistas, nas quais o caminhão roda tanto em rodovias asfaltadas quanto em estradas de terra, assim como nas condições de intensa presença de poeira ou cascalho.

Com esses novos itens, a marca espera recuperar as vendas e a confiança dos clientes, sobretudo, no agronegócio, no qual os freios a disco e os redutores nos cubos não foram bem aceitos. 
Mais leve e competitivo para chamar a atenção dos clientes, a Mercedes também promoveu melhorias de conforto que estão fazendo a diferença nessa nova série do Axor. Trata-se de um modelo que, por suas novas características, tanto no que se refere ao trem de força como na adoção de equipamentos, pode se encaixar no perfil do clássico caminhão para frotas ou autônomos que buscam um veículo equilibrado.

A cabine é a mais ampla do segmento intermediário (entre os de entrada e os premium), ainda mais se comparada aos seus concorrentes diretos. Apesar do túnel do motor elevado, a cabine preza pelo conforto graças aos 2.576 mm de largura e os 3.426 mm de altura externa, dimensões adequadas para o perfil de atividade, que é o transporte de média a longa distância rodoviária. Todas as novidades introduzidas na linha Axor fazem parte do conceito Econfort (Economia, Conforto, Força e Desempenho), ferramenta de marketing da Mercedes-Benz para destacar o maior valor agregado ofertados nos produtos da marca.

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Vida a bordo
Apesar da suspensão metálica, graças ao banco do motorista com suspensão pneumática o confrto a bordo é percebido pelo motorista. O banco ainda conta com oito pontos de regulagem de altura e mais cinco de profundidade, além de inclinação do assento e do ajuste lombar. 

De série, o Axor 2644 é equipado com ar-condicionado, vidros, travas e comandos dos espelhos retrovisores elétricos e piloto automático com limitador de velocidade. Dispõe de 23 portas-objetos que somam 429 litros, equivalente ao porta-malas de um automóvel sedan médio, espaço suficiente para quem faz longas viagens. Porta-óculos e cabideiro estão na lista de itens para deixar a vida a bordo mais prática. O bom nível de acabamento se completa pela forração da cabine e dos bancos, de tecido macio, porém de fácil limpeza – preocupação de quem trabalha em rotas em que a poeira e o cascalho predominam. Os novos tapetes, mais densos, ajudam na maior absorção de ruídos e melhoram o isolamento acústico. A área de descanso também foi bem planejada, graças à ampla cama, cujo revestimento é removível e lavável. O espaço ainda conta com guarda-volumes, porta-revista e bagageiro embaixo da cama. Como opcional, a Mercedes oferece cama king size com 1.110 mm de largura.

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O trem de força estelar
Se há algo que caiu nas graças do consumidor Mercedes e que é bem reconhecido no mercado, mesmo por aqueles que não são clientes da marca, é a robustez do trem de força. O elevado padrão de qualidade do motor OM-457 LA se deve às peças produzidas pela fabricante de origem alemã.

Trata-se de um propulsor que se mantém dentro das cifras de torque estabelecidas até 1.900 rpm, provendo maior economia de combustível. Esse propulsor de 439 cv de potência utiliza sistema bomba, tubo e bico – mesmo não mais sendo usual, já que hoje a tendência é pelo sistema Common Rail –, é tão eficiente quanto o common rail. Ele consiste em uma unidade injetora por cilindro, interligada ao bico injetor, através de uma pequena tubulação de alta pressão.
O MB OM-457 LA possui como principais características construtivas os 6 cilindros verticais em linha, com cabeçotes individuais e 4 válvulas por cilindro, sendo 2 de admissão e 2 de escapamento.  O torque desse motor é de 219,2 mkgf a 1.100 rpm. O propulsor trabalha com o sistema Top Brake, freio-motor da marca, cuja potência de frenagem é de 370 cv.

O modelo, assim como toda a linha Axor, com exceção do 1933, tem a opção do freio auxiliar retarder. Um dos destaques do conceito Econfort em termos de economia e desempenho é a introdução do câmbio totalmente automatizado PowerShift, também de fabricação Mercedes. A transmissão G-230 com disco de embreagem dispensa o pedal de embreagem e realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto para o motorista, além de otimizar o consumo de combustível graças às três funções inteligentes oferecidas. 

O EcoRoll coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução de consumo de combustível. O modo Power, acionado por uma tecla no painel, permite, durante 10 minutos, trocas de marchas em rotações mais altas a fim de facilitar ultrapassagens ou vencer aclives mais íngremes. Já a função Manobra propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e em manobras, contribuindo para maior segurança.
 
Outra importante vantagem do Mercedes PowerShift de 12 velocidades é a ausência de anéis sincronizadores, contando com engrenagens mais largas e robustas, que aumentam a durabilidade e reduzem a necessidade de manutenção. O Axor conta com duas opções de entre-eixos, de 3.300 mm e 3.600 mm.

Os competidores

Constellation 26.420 6×4
Depois de provar que a linha Constellation, lançada em 2005, era bem aceita no mercado, em 2013, a MAN Latin America, atenta às necessidades da indústria, percebeu que havia espaço para oferecer uma versão mais potente dessa família. E o representante 6×4 é o Constellation 26.420 Tractor. O veículo, na época de seu lançamento, além da potência, trazia como novidade a transmissão automatizada V-Tronic modelo ZF 16 AS 2230 TD, de 16 velocidades, como item de série.

Com grande capacidade de torque, a caixa possui carcaça fabricada em alumínio e dispensa o uso de anéis sincronizadores, reduzindo o peso do veículo, que pode ser revertido em maior capacidade de carga. 
Atrelado à transmissão, o novo sistema EasyStart auxilia a partida do caminhão em rampa e mantém o freio de serviço acionado por até três segundos, após cessar o acionamento do pedal de freio, evitando assim que o veículo se movimente. A caixa V-Tronic também não possui pedal de embreagem. 

Os veículos são equipados com o novo motor Cummins ISL de 420 cv de potência e 188,7 mkgf de torque máximo, o menor da categoria. Esse motor possui tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) em conformidade com o Proconve P7 no Brasil, equivalente ao Euro 5. Os novos modelos Constellation Tractor foram desenvolvidos para atender à demanda do transporte de cargas em aplicações rodoviárias de até 63 t PBTC e 80 t de CMT. Vale ressaltar que esse veículo é equipado com freio a tambor e eixo sem redutor nos cubos. E seus entre-eixos são de 3.300 mm e 4.660 mm. 
No que se refere à segurança, a MAN Latin America agrega no 26.420 6×4 recursos tecnológicos adicionais como os sistemas de freios ABS, por força da lei, com EBD e o ATC. 

O EBD (Electronic Brake Distribution) controla e gerencia a distribuição da pressão de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, de forma a garantir melhor equilíbrio e estabilidade do veículo e m aximizar a eficiência do sistema de freios ABS. Já o sistema ATC (Automatic Traction Control) controla a velocidade das rodas e o torque do motor, de forma a evitar que o veículo patine em condições de piso escorregadio. O sistema também auxilia a partida do veículo em rampas e preserva os componentes do trem de força, reduzindo os custos de manutenção. 

 Iveco Stralis 800S44TZ 6×4

O Stralis 800S44TZ é a opção da Iveco que pode disputar espaço com o representante da Mercedes-Benz. Apesar de não figurar entre os mais populares se compará-lo aos seus competidores alemães, esse traçado rodoviário tem ingredientes que o configura como um caminhão tecnologicamente avançado. Seu motor é o Iveco FPT de 13 litros, e 6 cilindros em linha, com potência de 440 cv a 1.900 rpm e torque inferior em relação ao concorrente da estrela, de 214 mkgf de 1.000 a 1.400 rpm.

Esse Iveco conta com freio-motor de 415 cv e freio auxiliar Intarder com 978 cv, que somados estão entre os mais potentes da categoria. Assim como o Axor, dispõe de duas opções de entre-eixos: 3.200 mm e 3.500 mm. E a relação do eixo traseiro sem redutor nos cubos é de 3.73. Graças a sua tração 6×4 e sua CMT de 80 t, o Stralis 800S44TZ atende operações de longas distâncias rodoviárias com bitrem, bitrenzão e rodotrem, por exemplo. 

A cabine tem acabamento na cor preta, tratamento acústico de alta eficiência e conteúdo para proporcionar uma vida à bordo confortável. De série, o habitáculo possui suspensão metálica e o volante possui ajuste pneumático de altura e inclinação e traz integradas as teclas de comando do computador de bordo e suas várias funções.
A fabricante dispõe de versão de cabine teto alto ou baixo, sempre na versão leito para os motores de 13 litros. 

Fazem parte do pacote de acabamento da cabine porta-objetos de todos os tamanhos, luzes de led para leitura e iluminação automática de segurança, cortinas, computador de bordo, econômetro, tacógrafo eletrônico semanal para três motoristas, trava elétrica, CD player com MP3, piloto automático e climatizador de ar. O caminhão possui também quebra-sol externo no para-brisa e faróis de longo alcance e neblina no para-choque. Os retrovisores possuem ajuste e desembaçador elétricos.

 mercedes axor 2644