Veja o piloto tcheco Libor Václavík estabelecer um novo recorde mundial por cruzar a mais alta barreira técnica! Ele foi filmado lutando para subir uma rampa de monstro de 55 graus em seu 4×4 Tatra Truck 810. É realmente assustador! O caminhão – projetado para substituir o popular Praga V3S do exército tcheco em 2008 – também foi produzido em uma aparência civil. Chamava-se T 810-C e foi lançado em 2010.

Leia abaixo, mais sobre a tentativa da Tatra instalar fábrica no Brasil:

Caminhões Trata podem ser montados no Paraná
Caminhões Tatra podem ser montados no Paraná

Desde 2012, a Tatra, uma fabricante de caminhões fora de estrada da República Checa, estuda ter fábrica no Brasil, com foco, principalmente, no setor de mineração. A complexidade da legislação brasileira e, posteriormente, a crise econômica dos últimos, fizeram os planos serem postergados. Mas agora, a intenção toma força e com negociações avançadas com a prefeitura de Ponta Grossa (PR).

Um dos maiores acionadas da Tatra Motors é o Grupo Paccar, dono da DAF, que já possui fábrica na mesma localidade desde 2013. Os caminhões Tatra vendidos na Europa Ocidental já são produzidos há cerca de 10 anos com cabine do DAF CF e com distribuição e assistência técnica da rede da marca holandesa. Os motores também, para as regiões que exigem a legislação a partir da Euro 5, também são Paccar, e as transmissões ZF, o que já indica que poderá ocorrer no Brasil.

Os caminhões Tatra são totalmente diferentes do que existe no mundo, desde as transmissões robustas que seguem dentro de tubo de aço, as suspensões pneumáticas e independentes em todos os eixos. Todos os modelos possuem trações em todos os eixos, desde um 4×4 até um 10×10. Pelo tipo de construção, a montagem é totalmente manual, praticamente artesanal, portanto, de produção limitada. 

A vantagem para o transportador é a maior produtividade, pois, pelo tipo de chassi e suspensão, ele consegue, por exemplo, em um trecho que um caminhão fora de estrada convencional transita a 15 km por hora, o Tatra consegue fazer o mesmo trecho a 25 km por hora. 

está se preparando para instalar fábrica no Brasil, preferencialmente em Ponta Grossa/PR, onde desde 2013 está localizada a DAF. Em 2012, a montadora do Leste Europeu já tinha intenção de vir para o mercado brasileiro, mas os planos foram adiados devido à crise econômica no País.

Além de ser estar próxima da fábrica da DAF e, portanto, dos principais fornecedores da holandesa, outro atrativo, para a montadora se instalar em Ponta Grossa é a sua localização em um dos principais entroncamentos rodoferroviários do Brasil, além de certa proximidade com o Porto de Paranaguá. Nos últimos anos, mais de 40 novas empresas montaram fábrica em Ponta Grossa.

Além disso, segundo informações da prefeitura, a Tatra Motors estaria interessada em participar de projetos de inovação e desenvolvimento do município, os quais estão sendo desenvolvidos pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Sebrae e Prefeitura de Ponta Grossa.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).