Novidades na FetransRio 2014

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Em sua 10ª edição, a FetransRio 2014 chega com muitas novidades para o segmento de ônibus no Brasil. Buscando cada vez mais a sustentabilidade, as montadoras estão se mexendo para atender aos requisitos de clientes cada vez mais exigentes, que buscam economia de combustível, rentabilidade, e menos tempo de veículo parado. Saiba as principais novidades de cada marca!

Chassi 170S28Iveco 

A Iveco  acaba de entrar para o segmento de ônibus no Brasil, maior que os micro-ônibus que a empresa já atuava. Com o nome de Iveco Bus a marca chega ao mercado com o chassi 170S28. A italiana vê o segmento de veículos de 15,1 a 17 toneladas como um dos mais promissores, com potencial de vendas de até 10 mil unidades/ano. O modelo possui motor Iveco FPT NEF 6 ID 205 de 280 cv de potência e sua caixa é ZF 6S 1010 BO de 6 velocidades.  

MAN

Um dos destaques da MAN foi o micro-ônibus VW 9.160 OD, o primeiro do mercado com piso baixo. Solução interessante, levando em conta que nas cidades como São Paulo, onde ônibus de grande porte não conseguem adentrar trechos ou ruas estreitas, o veículo poderá circular com certa facilidade e ainda transportar as pessoas portadoras de deficiência física. O propulsor do modelo é Cummins/ISF de 160 cv de potência, sua caixa é ZF S5-420. Para ser melhor só faltou ter suspensão dianteira pneumática e câmbio automático ou automatizado.

Mercedes-Benz

O chassi OF 1724 com câmbio automatizado foi um dos destaques da Mercedes-Benz na feira em solo carioca. Disponível para os segmentos transporte urbano, intermunicipal, rodoviário e fretamento. Já constando no portólio de produtos da empresa, o chassi agora conta com de câmbio automatizado (equipamento que já deveria ser padrão) e torna-se mais uma opção para os clientes da marca. Sua caixa SmartShift é uma G-85 automatizada de 6 velocidades, tudo impulsionado por motor OM 926 LA de 6 cilindros, com 238 cv de potência. Uma caixa com 8 velocidades traria melhores resultados para o operador e conforto para o passageiro. Quem sabe em um futuro próxima a Mercedes evolua para isso.

Scania

Um dos destaques apresentados pela Scania foi o chassi K 310 6×2/4 de 15 metros. Desenvolvido para  aplicações urbanas, o K 310 310 6×2/4 permite encarroçamento de até 15 m de comprimento com 3º eixo direcional. O modelo é oferecido nas versões piso normal ou baixo e com motorização de 250 e 310 cv ou ainda uma versão de 280 cv, movido a etanol. O chassi Scania é uma das melhores opções para o transporte urbano quando a opção é por um veículo 4×2.

A cobertura completa da FetransRio 2014 na próxima edição da revista Transporte Mundial.