O fim dos retrovisores

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Nos últimos anos, a busca pela economia de combustível tem feito os engenheiros reavaliar qual contribuição que cada peça do caminhão pode dar. E chegou a vez dos retrovisores. Não que o design deles já não tenha sido redesenhado diversas vezes para melhorar a aerodinâmica.
Câmera retrovisor
Agora, a proposta da Continental, um dos maiores fabricantes mundiais de sistemas automotivos, é eliminar de vez os retrovisores. Pelo menos, nos caminhões rodoviários de longa distância. No lugar, pequenas câmeras de alta definição que projetarão imagens no interior do caminhão, inclusive, atrás do implemento, para aumentar a segurança em manobras de ré. Quem explicou à TRANSPORTE MUNDIAL como será feita essa mudança foi o vice-presidente de veículos comerciais da Continental, Michael Ruf, em recente visita à filial brasileira da companhia.

O uso da câmara no lugar dos retrovisores pode proporcionar economia de 1% a 2% no consumo de diesel em função da menor resistência ao ar. O percentual de economia vai variar em função do tempo que o caminhão permanecer em velocidade de cruzeiro.

O ganho em segurança também é significativo. Duas câmeras são instaladas em cada lado do caminhão e são alinhadas de tal maneira que o campo de visão fica consideravelmente maior em comparação aos espelhos retrovisores externos. As imagens captadas são transferidas em alta qualidade para displays de 12 polegadas que são fixados nos lados direito e esquerdo do pilar A no interior da cabine do motorista. 

Essa mudança depende também de alterações nas legislações dos países. Segundo Ruf, o equipamento já está há 18 meses sendo testado na Europa, com mais de 10 mil quilômetros rodados. Os órgãos reguladores europeus estão acompanhando os testes e estão discutindo as especificações técnicas do sistema. A previsão é que a nova legislação entre em vigor em 2016. No Brasil, o mesmo terá que o ocorrer. No caso aqui, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é o órgão que terá que aprovar e editar uma resolução que altere a legislação.

Durante os testes, os pilotos confirmaram as melhorias em termos de segurança e conforto ao dirigir. A familiarização com o novo sistema foi rápida, e os motoristas precisaram mover muito menos a cabeça para ter uma melhor visão da situação geral do trânsito.

Direção automatizada

Outra tecnologia apresentada pela Continental é o sistema de direção automatizada com componentes, sistemas e softwares de inteligência para tornar a condução de caminhões mais segura, eficiente e confortável.
Esses sistemas estarão em rede com a nuvem em comunicação com os outros usuários da estrada. “Um pilar vital para o chamado sistema de transporte inteligente é a alta precisão dos mapas, bem como o acesso às redes de mobilidade”, explica Ruf.
Caminhão será dotado de sensores
A Continental quer tornar realidade veículos com direção parcialmente automatizadas ainda nesta década. E para 2025 (mesmo ano estabelecido pela Mercedes-Benz, que trabalha em projeto similar), veículos com condução totalmente automatizados serão possíveis em determinadas rotas.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).