O grifo mais querido

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O Scania G 420 foi lançado em 1998, e de lá até o final de sua produção, em 2011, o modelo já era o mais vendido pela Scania. Saiu de cena para dar espaço à nova linha, com motorização equivalente à Euro 5, precisamente o G 400.    
Por meio do programa SuperZerado de veículos seminovos e usados da Scania, o feito ainda permanece. Precisamente o modelo G 420 6×2 continua sendo o mais comercializado entre os caminhões da marca dentro do programa.

Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania, explica que esse fenômeno acontece porque o maior predicado desse caminhão específico está no baixo consumo, sobretudo nos modelos produzidos a partir da norma de emissões P5 (Euro 3), em 2004. Além do consumo, a cabine e a potência o tornam versátil para enfrentar com desenvoltura as principais operações de transporte, assim como a configuração 6×2.

“Nessa configuração de tração 6×2, o G 420 opera em mais atividades, como baú, granel, com carretas três eixos ou vanderleias, atendendo às demandas de seu público-alvo, que são autônomos, pequenos frotistas que, geralmente, trabalham como agregados ou carreteiros”, resume Carvalho.

Para se ter ideia, o programa SuperZerado, criado em 2002, já vendeu 4 mil caminhões, dos quais mil foram o G 420. Sua potência de 420 cv é a mais aceita no mercado de caminhões pesados rodoviários no país, o que o torna famoso pelo desempenho e pela economia. Outra vantagem citada por Victor Carvalho é que o modelo possui alto valor de revenda e maior liquidez. “Além disso, ele é um ótimo produto para quem está querendo chegar cada vez mais perto de um rodoviário zero-quilômetro”.

Os modelos mais comprados pelo SuperZerado são os produzidos entre 2010 e 2011. O fenômeno está atrelado ao financiamento, pois, quanto mais novo o veículo, os bancos têm condições de oferecer melhores taxas, além de permitir um valor de entrada mais convidativo para o cliente.

A bordo do G 420
Trata-se de um veículo equipado com motor produzido pela Scania, o DC12, de 11,8 litros e 6 cilindros em linha, que desenvolve potência de 420 cv a 1.900 rpm e torque de 204 mkgf de 1.100 a 1.300 rpm. Até 2011, o frotista vai encontrar mais à disposição, cerca de 70% dos modelos, equipados com caixa manual, a GRS900, de 12 velocidades, com diferencial nas seguintes relações 3,08:1, 3,40:1 e 3,80:1. Na configuração 6×2, o modelo dispõe de suspensão a ar de série e tem as opções de entre-eixos de 3.100 mm e 3.500 mm. No que se refere ao acabamento interno, o Scania tem a fama de ser um dos mais confortáveis de sua categoria, mesmo na cabine G, considerada intermediária. Além do bom acabamento, o motorista conta, ainda, com um posto de condução ergonômico e confortável, graças ao banco com suspensão a ar como item de série. 
 
Gosto pelo G420
José Messias Caetano, proprietário da Quefira Transportadora, de Guarulhos (SP), é profundo conhecedor de Scania e apaixonado pelo modelo G 420. O empresário está no ramo de transportes desde 1973 e compra Scania desde 1981. A empresa possui 84 caminhões na frota, dos quais 62 são modelos pesados que fazem o transporte de carga seca na rota São Paulo/Nordeste. Possui modelos com idades médias inferiores a cinco anos, sendo os mais novos com ano de fabricação 2012, entre as potências 420 cv, 440 cv, 470 cv e 500 cv. Mas Messias confessa que o seu preferido é o G 420. “É o Scania que tem a melhor economia que já vi e o melhor torque também, porque trabalha em giro baixo, mas não perde a força. Tenho modelos com potências maiores, porque tenho negócios com bitrem, senão minha frota toda seria com o 420”, ressalta.
 
O empresário conta que, sempre que o mercado está bom para comprar, ele adquire seus caminhões G 420 por meio do SuperZerado porque “os caminhões são todos revisados e posso esperar virar mais de 1 milhão de km para começar a mexer. Além disso, já comprei modelos seminovos de 2 mil km a 60 mil km rodados, praticamente novos”. A manutenção e o valor das peças também são motivos para a escolha de Messias. “Tenho um G 380, ano 2008, com 1,7 milhão de km rodados e que agora que eu vou parar para fazer troca de peças. Outro fator que me convenceu a ter Scania na frota são os valores das peças no mercado de reposição”.

“Hoje o mercado não está bom para comprar e eu também não preciso, mas se for comprar caminhão será o G 420 pelo programa SuperZerado, primeiro porque o preço dele está bom, consigo comprar dois seminovos pelo preço de um novo. Outra razão é porque o melhor conjunto motor e câmbio, manual ou automatizado, é do G 420”.
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