O MAN sustentável

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TGX Híbrido

TGX Híbrido

Os caminhões híbridos sempre foram vistos como uma ótima ideia somente para uso urbano. Mas, pensando no transporte de longas distâncias rodoviárias, a MAN aceitou o desafio e apresenta uma solução híbrida chamada de paralelo (combinação dos motores diesel e elétrico), sendo o diesel a fonte principal de propulsão. O acionamento a diesel permite recuperar a energia de frenagem, conservá-la e utilizá-la novamente. A ideia é utilizar o veículo nas longas distâncias, e assim obter ajuda na redução de emissões de CO2.
 
Nessa tecnologia da MAN, o TGX híbrido é acionado como um híbrido paralelo, que trabalha com um motor a diesel de 440 cv e um motor elétrico com 130 kW de potência de acionamento como apoio. O motor elétrico funciona como um alternador, transformando a energia cinética em elétrica. Uma caixa de velocidades TipMatic automatizada da MAN transfere a força para o eixo traseiro.
 
A energia recuperada é armazenada em uma bateria com uma capacidade de cerca de 2 kwh. O TGX híbrido utiliza essa energia para proporcionar mais torque para o motor a diesel em subidas. O motor a diesel pode ser operado em um regime de velocidade econômico, e o torque adicional permite evitar reduções de marchas em aclives e, dessa forma, poupar combustível com rotações mais altas. Os testes apresentaram um potencial de economia de combustível de cerca de 8%, correspondente a uma redução de CO2 do mesmo percentual. Uma vez que o motor elétrico trabalha somente como apoio ao motor a diesel, isso permite que o sistema seja mais leve: seus componentes híbridos pesam cerca de 400 kg. 

A MAN centrou seus esforços na economia de combustível: um sistema com o qual um caminhão pesado pode ser conduzido de modo totalmente elétrico em curtas distâncias seria, em contrapartida, tecnicamente mais complexo, e a bateria seria significativamente maior, mais pesada e mais cara. No futuro, os motores híbridos em veículos comerciais farão parte do conceito de acionamento em todos os campos de aplicação. De acordo com as diferentes exigências em termos de acionamento para os ônibus e caminhões no transporte urbano, de longa distância ou para veículos especiais, são necessários conceitos híbridos diferentes. Atualmente, o ônibus urbano já utiliza tecnologia híbrida a diesel e elétrica, por exemplo.

A MAN no mundo do Gás Natural Comprimido
 
As quase quatro décadas de experiência que a MAN tem com veículos propulsados a gás natural deram expertise à fabricante para produzir motores com outras alternativas de propulsão, como o híbrido e o GNC (Gás Natural Comprimido). Recentemente, a montadora apresentou um protótipo da série TGM movido a GNC. Um espécime de 18 t de capacidade de carga equipado com motor GNC de 6 cilindros em linha de 280 cv. Esse motor trabalha em harmonia com a caixa TipMatic automatizada de 12 relações. O caminhão incorpora um depósito de alumínio com revestimento de carbono, cuja capacidade de carga é de 140 kg de gás, permitindo uma autonomia de 400 km na distribuição urbana e de erca de 700 km no transporte rodoviário – a economia no custo de operação fica entre 20% e 35%.