O reflexo das paralisações

55

Atividade cai em relação ao ano passado

Atividade cai em relação ao ano passado

A ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) acaba de divulgar um índice de atividade comparativo. Segundo comunicado, o índice de atividade de veículos pesados caiu 15,5% em fevereiro, se comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Para a associação, alguns pontos foram decisivos para a queda nos números, dentre eles: A paralisação dos caminhoneiros, o cenário políticoeconômico e, ainda, a crise hídrica de algumas regiões.

“No caso de veículos pesados, a greve dos caminhoneiros teve impacto direto no tráfego de fevereiro, já que muitas estradas importantes ficaram fechadas para o tráfego por vários dias. A desaceleração do mercado de trabalho torna o consumo enfraquecido. Além disso, com a inflação em alta, temos como resultado a diminuição da renda disponível das famílias”, explica Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria.

Consta ainda no índice que, o estado do Paraná registrou a maior queda de atividade, com fluxo de veículos pesados 21,8% menor que em fevereiro do ano passado. Em São Paulo, nesta comparação, a queda foi de 14,9% e no Rio de 12,9%.

“Temos que considerar também os impactos do cenário político e econômico, com efeitos adicionais das crises hídrica e de energia, por exemplo, afetando a confiança e impactando negativamente na produção industrial. O PIB de 2014 já sinaliza estagnação da economia – a estimativa de queda de 0,1% deve ser confirmada nos próximos dias com a divulgação do PIB do quarto trimestre. A estimativa para o PIB de 2015 contempla retração adicional de 1,2%, com dinâmica mais fraca ao longo do primeiro semestre deste ano”, finaliza Bacciotti.