Um ônibus autônomo, que transportava 12 passageiros em Las Vegas, colidiu com um caminhão. O veículo estava menos de duas horas em seu primeiro dia de circulação na última sexta-feira, 24 de novembro. A causa do acidente já foi atribuída a um erro humano por parte do motorista de um cavalo mecânico. Mas, agora, as autoridades estão levantando questões sobre o que o ônibus autônomo poderia ou deveria ter sido capaz de fazer para evitar o acidente.

Ônibus elétrico e autônomo da Keolis. Foto: Divulgação

Na colisão, apenas houve danos no para-choque e ninguém ficou ferido. De acordo com

O lado do caminhão entrou no ônibus enquanto estava apoiando. Ninguém foi ferido e apenas danos menores sofreram no para-choque dianteiro do ônibus.

Investigação

Mas mesmo que o motorista tenha sido culpado, as autoridades estão perguntando o que a empresa responsável pela fabricação do ônibus, Keolis North America, poderia ter feito de maneira diferente para evitar o acidente.

Um repórter do Digital Trends estava dentro do ônibus e sugeriu que um motorista humano na mesma situação poderia ter apoiado para evitar a colisão com o caminhão. Mas parece que, enquanto o ônibus fazia tudo o que estava programado para fazer, não havia sido programado para respaldar nessas circunstâncias e o atendente humano não tinha acesso a uma buzina, nem o veículo da Keolis possui volante e pedal de freio.

Agora parece que o Conselho Nacional de Segurança do Transporte dos EUA pode estar pesando sobre como o sistema autônomo poderia ter lidado com a situação de forma diferente. Os investigadores da NTSB foram enviados para a cena do acidente na última sexta-feira.

As informações foram divulgadas pelo site Truckers Report.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).