Ônibus com desempenho superior

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A Voith, por meio da divisão Voith Turbo, oferece ao mercado brasileiro as transmissões automáticas Diwa.5, com controle eletrônico digital e retarder secundário integrado, ideais para os ônibus padron, articulados, superarticulados e biarticulados. 

As transmissões Diwa.5 combinam um sistema hidromecânico continuamente variável, ideal para o ciclo urbano de trabalho. Com um sistema eletro-hidráulico comandado eletronicamente, a Diwa.5 realiza a troca de marchas de forma quase imperceptível, e as trocas são até 50% menores se comparadas com as transmissões automáticas convencionais.
“Menos troca de marcha significa menor desgaste geral de componentes. Então estamos falando de menor custo de manutenção e maior disponibilidade do veículo, além de poder contar com um sistema automático de ajuste operacional e diagnose de falhas”, comenta Rogério Pires, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa.

A Diwa.5 conta ainda com um retarder secundário integrado capaz de realizar a frenagem em todas as condições de operação, principalmente em velocidades mais elevadas. Além disso, seu amortecedor de vibração torcional, na entrada da transmissão, reduz as vibrações do motor, aumentando o conforto e a durabilidade do trem de força.

O sistema Sensotop, ajusta a programação da transmissão de forma automática, ou seja, as condições de carga e topografia são permanentemente monitoradas, fazendo com que o veículo se adapte às diferentes situações operacionais.