Com inédito dispositivo de poltrona móvel, a Iveco Bus e a Caio Induscar lançaram o micro-ônibus SoulClass nas versões Executivo e Escolar. O que diferencia esse veículo é que em vez do passageiro com mobilidade reduzida ser transportado sobre a cadeira de rodas, ele passa para uma poltrona que sai do ônibus por uma porta exclusiva e retorna para o interior por meio de um sistema eletro-hidráulico. O sistema permite uma viagem bem mais segura.

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Iveco Bus SoulClass com carroceria Caio Induscar e dispositivo de poltrona móvel. Foto: Divulgação

O SoulClass foi desenvolvido a partir do chassi do Iveco Daily 70C17. A versão Executivo conta com 24 poltronas, sendo duas para portadores de deficiência física e acesso exclusivo pela porta que fica ao lado das poltronas. O modelo Escolar transporta até 29 estudantes e, neste caso, em vez da poltrona, o banco que é inteiro nos demais assentos, é dividido em dois para que um possa sair do ônibus pelo dispositivo eletro-hidráulico para fora do ônibus. Tanto no Executivo como no Escolar, sobe um passageiro por vez. Quando o primeiro passageiro está dentro do ônibus, ele passa para o outro assento para que o segundo possa entrar. O peso máximo suportado pelo sistema é de 150 kg. As cadeiras de roda vão no porta-malas, no caso do Executivo, e em um espaço dedicado a elas no Escolar.

O desenvolvimento do dispositivo de poltrona móvel foi feito pela empresa Elevittá e, em caso de qualquer pane na parte elétrica ou na bateria, o dispositivo pode ser acionado manualmente por alavanca, explica Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.  

Características técnicas

Soul Class
Todo a manutenção do motor é feito pela grade dianteira removível. Foto: Divulgação

Seguindo a tendência no desenvolvimento de veículos que ajudam a redução do custo operacional, a Caio Induscar desenvolvido a carroceria do SoulClass que todo o acesso ao motor pelo frontal do veículo, tornando mais rápida e simples a manutenção do motor. No mesmo conceito, os vidros laterais são colados, o que melhora a aerodinâmica e o visual do micro-ônibus. A tampa traseira foi feita de alumínio, mais leve. Ela também avança sobre o para-choque para facilitar o carga e descarga. Além disso, o porta-malas conta com acesso lateral. O comprimento é de 8.120 mm, largura de 2.200 mm, altura externa de 2.850 mm (sem ar-condicionado) e 3.100 mm (sem ar-condicionado). A altura interna é de 2 metros.

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O painel é o mesmo do Daily, completo, moderno e muito bem integrado à carroceria. Foto: Divulgação

O trem de força é o mesmo do Iveco Daily 70C17. Conta com motor diesel FPT de 3 litros, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. A potência é de 170 cv a 3.500 rpm e o torque alcança 45,8 mkgf de 1.250 rpm a 2.900 rpm. O sistema de tratamento dos gases é o EGR (recirculação dos gases), o que dispensa o uso do Arla 32. O câmbio é ZF de seis velocidades. De série vem com tanque de combustível de 90 litros e, opcionalmente, pode receber um segundo tanque, também de 90 litros, totalizando 180 litros.

Protótipo da Volare Access

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Volare Access conta com chassi de piso baixo, rebaixamento graças à suspensão a ar e rampa para facilitar o acesso da cadeira de rodas e de idosos. Foto: Arquivo

A surgimento de ônibus com acessibilidade vem ocorrendo para atender a legislação de inclusão social, principalmente, a portaria 269 do Inmetro, publicada em 2 de junho de 2015. Órgãos públicos também têm desafiado as empresas a apresentarem soluções para melhorar a acessibilidade de passageiros como mobilidade reduzida, o que inclui também idoso ou pessoas acidentadas.

Foi por um desses desafios, que a Volare desenvolveu o Volare Access, apresentado em março de 2015. O micro-ônibus voltando inicialmente para o transporte urbano de passageiros foi considerado um grande desafio para as engenharias da Volare e da Agrale, pois até então, ninguém havia desenvolvido um veículo desse porte com suspensão a ar nas quatro rodas, motor traseiro com ar-condicionado, chassi piso baixo e ajoelhamento, quando o veículo baixa a sua altura no ponto de parada para facilitar o acesso da cadeira de rodas (possui uma leve rampa em vez de degraus) e idosos. 

Segundo Roberto Poloni, responsável pela engenharia da Volare, a ideia foi fazer um produto que não só atendesse o Programa Caminhos da Escola, mas também a demanda por ônibus mais confortáveis nos centros urbanos, que já é uma solicitação da SPTrans (entidade da Prefeitura de São Paulo que gerencia o transporte público).

Assim foi feito o desafio para a Agrale construir um chassi com motor traseiro e suspensão totalmente pneumática, com seis bolsas de ar (duas no eixo dianteiro e quatro no traseiro) para a carroceria W9. Geralmente é o contrário, a carroceria é feita para o chassi. Essa configuração leva uma grande vantagem em relação aos modelos que utilizam elevador para o cadeirante, que é a rapidez no embarque e desembarque. A operação para abrir a rampa de acesso leva cerca de 15 segundos e está fica praticamente plana quando o meio-fio segue a altura padrão de 15 cm em relação à rua. A suspensão totalmente a ar eleva bastante o conforto, pois ela diminui a dimensão e a amplitude dos movimentos.

O Volare Access tem PBT de 9 000 kg e pode receber carroceria de 7 350 mm até 9 000 mm de comprimento, 3 130 mm de altura externa e 2 360 mm de largura. Na versão urbana pode transportar até 35 passageiros, além do cobrador. Na versão escolar, o modelo pode transportar até 16 passageiros. O trem de força é formado pelo motor Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e 61,18 mkgf de torque. O câmbio de série é manual de cinco velocidades. Haverá opção de transmissão automática. 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).