Os benefícios dos apps

183

Os famosos app (abreviação para aplicativos) já estão por toda parte no transporte e na logística. Disponíveis para uso em smartphones e tablets, eles vêm se tornando ferramentas indispensáveis no dia a dia de transportadoras, caminhoneiros e embarcadores de carga, ajudando todos os envolvidos do setor a otimizar seus ganhos e resultados. É uma ferramenta que liga virtualmente embarcadores e transportadores aos motoristas de caminhão, de maneira fácil, eficiente e – o que é melhor – sem custos para nenhuma das partes.
 
Para ter acesso, o caminhoneiro deve baixar o aplicativo atualmente disponível para Android na loja Google Play e incluir seus dados, tipo de caminhão e carroceria, além de informar para quais regiões viaja com frequência. Ao finalizar o cadastro, o motorista já começa a receber as ofertas de carga em seu celular e escolhe a de seu interesse. 

Já as empresas devem entrar no aplicativo e colocar origem e destino, o tipo da carga e as características do caminhão de que precisa. No mesmo momento, aparecerá, em um mapa, a localização dos profissionais que podem fazer o frete. Assim a empresa envia a oferta de frete e, por meio de um chat, acerta com o caminhoneiro o serviço.
Acredito que a tecnologia via aplicativo chegou para dinamizar o mundo da logística e do transporte. Há dois anos, praticamente ninguém ouvia falar sobre aplicativos para smartphones nesse setor.

Essa tecnologia chegou para ficar na medida em que ajuda todos os profissionais envolvidos a tornar mais dinâmica e eficiente a movimentação de cargas por todo o país. A mobilidade oferecida pelos smartphones potencializa os negócios no setor. Para aumentar a segurança dos usuários foi desenvolvido um aplicativo de prestação de serviços. Por ele, é possível ser informado em tempo real sobre a situação do tráfego, postos de serviços e postos policiais em vias administradas pela concessionária. Em algumas rodovias os usuários já podem obter, antes ou durante a viagem, informações sobre a localização das praças de pedágio em um mapa, previsões do clima, estimativa do tempo de viagem, além de alertas sobre eventuais problemas e acidentes.

O futuro chegou às estradas e devemos usar os app para economizar, agilizar e aumentar a qualidade nos serviços.