Os novos rumos do mercado de ônibus

67

O maior evento do segmento de ônibus no Brasil, a FetransRio 2014, exibiu no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, diversas novidades e tecnologias. O público que compareceu ao evento pôde conferir de perto as principais novidades que as marcas preparam para o mercado brasileiro, em uma amostra do que o futuro reserva para o segmento no país.  
Com o tema “Mobilidade Inteligente” a feira deste ano demonstrou que é cada vez mais evidente a preocupação das fabricantes com temas como sustentabilidade, mobilidade e acessibilidade na hora de desenvolver seus projetos. A busca por esses quesitos é real. As marcas não querem mais vender produtos simplesmente e, sim, oferecer soluções completas aos que consideram como parceiros. 

Enquanto os empresários do setor de transportes rodoviários buscam por eficiência, rentabilidade, aumento da competitividade e menor tempo de parada, os clientes querem viajar confortavelmente em um veículo com baixo nível de ruído interno e, mimos tecnológicos. Há até mesmo quem procure por iniciativas sustentáveis das empresas em seus sites, na hora de escolher em qual empresa vai viajar. Acredite! Essas são algumas das tendências do setor. Os ônibus, mesmo os do segmento urbano, estão passando por uma verdadeira revolução, e já não se transporta mais as pessoas como antigamente. 
Linha rodoviária ScaniaFabricantes apresentam novidades

As fabricantes apresentaram diversos lançamentos e novas tecnologias para o mercado brasileiro. A Scania apresentou sua linha 2015 de chassis, o novo pacote de serviços voltado à frota dos clientes, e tecnologias, que agora vão ser itens de série. A CNH industrial por meio da marca Iveco Bus mostrou seus lançamentos no país, os quais incluem chassi 170S28, que chega nas versões (U) urbana e (F) fretamento. Entre as novidades da Mercedes-Benz, duas receberam grande destaque: o chassi OF 1724, que recebeu câmbio automatizado e o chassi LO 916 para micro-ônibus. A MAN estreou na feira com um pacote de seis novidades, o maior destaque ficou por conta do modelo VW 9.160 OD, o primeiro do mercado com piso baixo. O grande destaque da Volvo ficou por conta de um simulador de ônibus, onde os visitantes puderam simular a condução de um desses gigantes e anunciou a intenção de produzir um modelo articulado híbrido. A ZF mostrou sua linha de transmissões e retardes que já estão disponíveis no mercado e que rodam junto a milhares de clientes da empresa espalhados pelo mundo inteiro.     

A FetransRio em números 

Em sua décima edição, a feira bienal FetransRio recebeu cerca de 10 mil visitantes. O evento reuniu, no centro de exposições Riocentro, 73 expositores, divididos em três grandes pavilhões, em uma área de 35 mil m² no total. Palco de discussões sobre tendências futuras, a FetransRio vem se consolidando como uma das grandes feiras mundiais do setor. Chassis de diversas marcas, modelos e segmentos, além de muita tecnologia embarcada nas carrocerias, encheram os olhos do público apaixonado a qual compareceu à feira. O evento foi também palco da 8ª Conferência Internacional de Ônibus da UITP, que discutiu os rumos do modal nos meios de transporte público no mundo. Nas próximas páginas, apresentamos em mais detalhes o que cada marca mostrou de novidade.