Os planos da DAF

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Desde a chegada da Iveco ao Brasil, nenhuma outra nova fabricante de caminhões foi tão coerente com o seu planejamento de instalação no país como a DAF Caminhões, empresa holandesa, mas que pertence ao grupo norte-americano Paccar. A TRANSPORTE MUNDIAL foi até Ponta Grossa (PR), a convite da empresa, ver de perto e conhecer o balanço do primeiro ano de atividade no Brasil.
Fábrica DAF
A fábrica brasileira é a primeira da marca fora da Europa e recebeu US$ 320 milhões de investimentos. A capacidade instalada é para a produção de 10 mil caminhões por ano. Neste primeiro ano, 400 unidades do modelo XF105 foram montadas e 132 vendidas até a última estatística de emplacamento do Denatran. O primeiro caminhão saiu da linha de montagem no dia 12 de outubro de 2013. Ele não foi vendido e hoje decora a recepção do prédio administrativo da fábrica. Atualmente saem dois caminhões por dia da linha de montagem, que conta apenas com um robô, que faz a aplicação da cola no para-brisa. O volume de produção, segundo a empresa, não justificava um maior investimento em robotização. Isso não significa que a produção não conte com ferramentais modernos, principalmente, para o controle de qualidade e torque. 

Segundo o presidente da empresa, Marco Antônio Dávilla, não esperada a queda das vendas de cerca de 14% no mercado de caminhões este ano. “Mas isso não nos preocupa, pois o potencial do mercado brasileiro é grande, e estamos aqui pensando em longo prazo. Queremos ter 10% do mercado de caminhões acima de 15 toneladas de capacidade de carga dentro do prazo de sete anos. Já em 2015, queremos 1%. Para isso deveremos vender pouco mais de mil caminhões”, acrescentou.

Atualmente, a rede de concessionárias conta com 20 endereços. O objetivo é chegar a 40 revendas até o final deste ano e ir crescendo até 100 autorizadas até 2019. Os grupos nomeados tiveram que aceitar trabalhar dois anos sem lucro para que possam fazer o investimento médio de R$ 10 milhões por concessionária, mas com visão de retorno em longo prazo.
A DAF aposta que o crescimento das vendas virá à medida que os transportadores começarem a conhecer melhor a marca e também com a ampliação de produtos. Hoje, a empresa fabrica o XF105 nas versões com motores Paccar MX de 410 cv e 460 cv de potência. Em 2015 lançará a opção com motor de 510 cv.

Outra novidade para o próximo ano será a cabine Super Space Cab, com 2,10 m de altura interna. Em termos de espaço interno, esta cabine só perde para a nova do Volvo FH, que tem 2,20 m entre o assoalho e o teto. A cabine da Volvo também é mais moderna, porque é a mesma que equipa a geração Euro 6 na Europa. Já o FX é de uma geração anterior à vendida atualmente no mercado europeu. Nem por isso é ruim. Tem ótimo acabamento, bom espaço interno e é competitiva com os caminhões premium, mas não com os mais top, como o Scania Streamline e o novo FH.

Ainda com a meta de aumentar a gama de produtos, a DAF planeja lançar a configuração 4×2. Atualmente estão disponíveis 6×2 e 6×4. Outra novidade será a cabine CF85, menos do que a XF para atender as faixas de preço de entrada do mercado de caminhões pesados e, posteriormente, também o mercado de semipesados com família de chassi rígido, também utilizando a cabine CF85.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).