Padrão Primeira Classe

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O mercado de ônibus vive dias de grandes expectativas. Em breve, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vai publicar as novas regras para a regulamentação do transporte interestadual. Antes as concessões eram realizadas por meio de licitações e agora elas ocorrerão por meio de autorizações. Há tendência de que a ANTT valorize o conforto e a segurança dos passageiros, o que incentivará as empresas a investirem em ônibus mais sofisticados. Antes, as licitações valorizavam as tarifas das passagens, obrigando as empresas a comprarem modelos mais baratos, portanto, mais simples, menos confortáveis e sem as avançadas tecnologias de segurança disponíveis atualmente.
K440 8x2
Diante desse quadro, o Grupo JCA já se antecipa para formar um perfil de frota mais sofisticada com a compra de 73 modelos da marca Scania: K 440 8×2 e K 360 6×2, ambos com motor traseiro. As carrocerias escolhidas foram do modelo Paradiso 1800 Double Decker, produzidas pela Marcopolo. Esses  ônibus foram adquiridos para renovar parte da frota das empresas do grupo: Auto Viação 1001, Viação Cometa, Viação Catarinense e Rápido Ribeirão Preto. A TRANSPORTE MUNDIAL teve a oportunidade de conhecer e andar no K 440 8×2.

Luxo é item de série

Conforto é o que todos os viajantes querem sentir na hora de enfrentar uma longa viagem rodoviária. E, de fato, o K 440 8×2 é muito confortável. A parte inferior do modelo (primeira classe) possui poltronas que se ajustam ao corpo do usuário (anatômicas) e reclináveis em até 180 graus, conexão Wi-Fi e tomadas para recarregar celulares. No andar de cima (executivo), os bancos possuem espaço de sobra. Os clientes têm ainda mimos à sua disposição, como televisores com tecnologia LED, conexão Wi-Fi, DVD com descrição audiovisual (para portadores de deficiência auditiva), luz de leitura, controle de volume e regulagem do ar-condicionado individual. Tudo isso, somado à iluminação interna de LED, torna a viagem muito mais agradável.
Primeira classe
O Scania K 440 8×2 é montado sobre chassi de quatro eixos que pode ser configurado de acordo com a sua aplicação (médias ou longas distâncias). O propulsor de 13 litros gera 440 cv de potência e torque de 234,53 mkgf. Enquanto a K 360 6×2 é impulsionada por um motor de 13 litros de 360 cv de potência e torque de 188,64 mkgf. Ambos modelos contam com caixa automatizada Opticruise e com os sistemas antitombamento (EBS), retarder, que realiza frenagens com mais eficiência, e câmera de ré. Outra tecnologia presente é o Scania Driver Support, que auxilia o condutor, por meio de mensagens no computador de bordo, na maneira de condução do veículo, tudo em tempo real.

O valor do investimento gira em torno de R$ 70 milhões e faz parte da estratégia de renovação da frota do Grupo JCA, que também vem realizando compras de volume considerável de outras marcas e modelos.