A renovação da frota, o cuidado na configuração do ônibus a ser comprado têm sido fundamental para a competitividade e boa imagem da transportadora de passageiros. O exemplo mais recente vem das Pássaro Marron e Litorânia. O grupo que controla as duas empresas incorporou 28 novos ônibus rodoviários que trazem, de forma inédita, tomadas USB em cada uma das poltronas.

Além disso, os modelos foram equipados com poltronas fabricadas em neoprene, um tipo de borracha sintética que não acumula gordura, e conta com quatro estágios de inclinação. A segurança também foi valorizada com o uso de cintos de segurança retrátil, câmera de ré e câmera interna do salão de passageiros.

As 28 unidades também estão equipadas com Wi-Fi G4 que, na prática, para funcionar dependerá da qualidade do sinal da empresa de telefonia, o que ainda é bastante precário nas estradas brasileiras.

Os novos rodoviários foram montados com a carroceria G7 da Marcopolo, sendo oito modelos Paradiso 1200 na Litorânea e 20 Paradiso 1050 na Pássaro Marron e vão atender as linhas do Vale do Paraíba (SP) e Litoral Norte (SP), todos equipados com ar-condicionado. O chassi de todos é Mercedes-Benz.

A Pássaro Marron foi fundada em 1935, na época com o nome Pássaro Azul. Depois mudou de nome porque os ônibus com pintura em azul viviam cobertos de poeira das estradas de terra. Em 2011, a Litorânea foi integrada à empresa. A frota é de 460 veículos que atendem mais de 50 cidades em São Paulo e no Sul de Minas Gerais, com duas mil viagens diárias e o transporte de mais de 20 milhões de passageiros.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).