Pequenas vendas movimentam a indústria brasileira

57

Apesar dos negócios no primeiro mês do ano não terem animado as fabricantes automotivas, vendas e exportações pontuais estão movimentando o mercado e a indústria brasileira. Instalada em Ponta Grossa, no Paraná, a DAF realizou duas vendas no início do mês de fevereiro, totalizando 16 veículos comercializados.
daf

Para a BRAF Transportes & Logística, de Curitiba (PR), a DAF entregou dez unidades do XF 105, com tração 6×2 e cabine Space. Os caminhões novos irão se juntar às outras 129 unidades da companhia, que atuam com implemento do tipo vanderleia, de três eixos. Já a Matheus Transportes Rodoviários, de São Gabriel do Oeste (MS), adquiriu seis caminhões XF 105 para transportar grãos. Esses são os primeiros modelos da fabricante holandesa a serem adquiridos pela empresa do centro-oeste.

A MAN divulgou a exportação de dois caminhões MAN TGS com tração 8×4 para a Soboce, empresa da Bolívia. Voltada à produção e distribuição de cimentos, a Soboce manifestou intenção de adquirir um caminhão que tivesse capacidade de carregar até 50 t, e, no Brasil, fechou negócio com a empresa alemã.

man tgx
Segundo Javier Recacoechea, gerente da Hansa, (importandora MAN), os extrapesados MAN TGS 8×4 foram eleitos devido a robustez, além disso, a frota formada por outros veículos Volkswagen pesou para a escolha de caminhões da marca.

No segmento de ônibus, a Iveco Bus realizou uma venda expressiva para o governo de Minas Gerais: 417 micro-ônibus do modelo 70C17. Por meio de licitação, a fabricante ganhou o contrato que visa o fornecimento de 417 unidades ao transporte escolar dos municípios mineiros. Encarroçados sobre o chassi 70C17, os veículos deverão ter capacidade para transportar até 29 alunos, atendendo especificações de qualidade definidas pelo cliente.

marcopolo
Por fim, a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, acaba de encomendar 238 novos ônibus Marcopolo. Os veículos são da gama Torino, nas versões Convencional, Express Articulado e Low Entry, e fazem parte do programa de renovação de frota local. Os modelos que compõem a linha Torino recebem chassis de diferentes fabricantes: Mercedes-Benz (OF 1721, O500U, O500M e O500MA); Volkswagen (VW17230 e VW17280), e Volvo (B290R e B340M). Os veículos devem entrar em operação em março deste ano.