O preço do diesel na refinaria já subiu 59,62% nos últimos 10 meses, após a Petrobras adotar nova política de reajustes conforme o preço no mercado internacional. O alerta tem sido dado pelas entidades do setor, como o Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Minas Gerais.

Só no acumulado deste ano, o aumento acumulado é de 21,80% e, no mês de maio, de 9,33%.

O diesel representa em torno de 30% da planilha que forma o preço do frete e a grande maioria dos transportadores não estão conseguindo repassar este custo para os clientes.

Percentuais da defasagem do frete

Segundo estudo sobre defasagem dos valores de fretes feito no início deste ano, já apurava uma necessidade de reajuste, levando em consideração os outros itens que compõem o frete, de 13,95% para carga fracionada e de 20,60% para carga lotação.

Veja mais notícias sobre o transporte de carga no site da TRANSPORTE MUNDIAL.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).