Apresentado pela primeira vez durante o último Salão de Hannover, em setembro do ano passado, o utilitário leve MAN TGE tem a sua primeira unidade produzida e agora começa a ser fabricado em série. A nova linha de comerciais leves é uma nova versão do Volkswagen Crafter que, por sua vez, foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Ambos, TGE e Crafter, são derivações da família Sprinter. 

MAN20170406XX001

E o Brasil?

O crescimento do mercado de veículos comerciais leves deve-se ao aumento em diversas cidade às restrições a entrada de caminhões, ao aumento da urbanização e, principalmente, ao crescimento do e-commerce. O mesmo fenômeno ocorre no Brasil. As empresas que mais têm investido em solo brasileiro nesse segmento são Mercedes-Benz e Renault. Até o momento. Pois outra empresa que já anunciou que quer importante fatia desse mercado é o Grupo PSA, controlador das marcas Peugeot e Citröen, que irá lançar novos modelos no segmento a partir do segundo semestre deste ano, entre eles os Peugeot Expert e Citroën Jumpy

Por enquanto, no Brasil, Volkswagen e MAN não tocam no assunto para sabermos se vão deixar esse mercado somente para a Renault, Mercedes-Benz, Renault, Peugeot e Citroën, ou se vão produzir os utilitários por aqui. Vale lembrar que a Volkswagen já foi a grande líder do segmento com a Kombi, que teve sua produção interrompida por não atender a legislação que obriga freios ABS e airbags como equipamentos de série que entrou em vigor em janeiro de 2012. Álias, a VW já avisou que a Kombi vai voltar, mas elétrica.

Como é o primeiro modelo

MANTGECom o TGE, é a primeira vez que a MAN participa do mercado de comerciais leves e planeja vender 20 mil unidades por ano na Alemanha. O TGE número um é furgão, de cor prata, com uma curta distância entre eixos e teto alto telhado. Ele tem cerca de seis metros de comprimento, com uma capacidade de carga de 10,7 m³ e PBT de 3,5 t. O motor é diesel de 1968 cm³ de 142 cv. O modelo será incorporado a frota própria MAN para ser utilizado na fábrica da empresa em Munique, na Alemanha. A família TGE será completa com van de passageiros e chassi cabine.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).