Caminhão Iveco Powerstar da equipe 509. Foto: Divulgação/Frederic Le Floc’h / DPPI

Duas equipes com caminhões Iveco dominaram a 10ª etapa do Rally Dakar 2018 realizada entre Salta e Belén, na Bolívia. O percurso foi de 797 quilômetros, mas 373 quilômetros que foram cronometrados. O piloto holandês Ton Van Genugten, da equipe 509 (Petronas/Iveco), chegou em primeiro lugar, e o argentino Federico Villagra, da equipe 501 (YPF/Iveco), chegou em segundo lugar e apenas 33 segundos atrás do vencedor.

Ambas equipes correm com o caminhão Iveco Powerstar (bicudo), produzido apenas na Austrália. Os modelos estão equipados com motor FPT de 13 litros.

Ainda restam 1.289 quilômetros de competição divididos em quatro etapas. Hoje (17/1), os caminhões estão percorrendo entre Belén e Chilecito, na província argentina de La Rioja. Este trecho é de 281 quilômetros com terrenos de areia, terra e vegetação. A altitude é de 2,5 mil metros acima do nível do mar. A competição será encerrada no próximo sábado, dia 20.

Como fabricante, a Iveco é a única marca de caminhões com presença no Brasil que participa do Rally Dakar 2018. A empresa conta com seus caminhões em três equipes: 501 YPF Infinia Diesel Team de Rooy, 508 Astana Motorsport Team de Rooy e 509 Petronas Team de Rooy. Há equipes que correm com MAN e Scania, mas sem apoio dos fabricantes.

Etapa 10 – Rally Dakar 2018 

  1. Ton Van Genugten (Iveco) 5h31m49s
  2. Federico Villagra (Iveco) + 33s
  3. Siarhei Viazovich (Maz) + 11m09s
  4. Eduard Nikolaev (Kamaz) + 22m14s
  5. Airat Mardeev (Kamaz) + 24m34s

Classificação Geral – Rally Dakar 2018 

  1. Eduard Nikolaev (Kamaz) 34h09m09s
  2. Federico Villagra (Iveco) + 24m44s
  3. Siarhei Viazovich (Maz) + 3h48m30s
  4. Ton Van Genugten (Iveco) + 4h08m54s
  5. Airat Mardeev (Kamaz) + 4h25m40s

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).