Rally Dakar: Kamaz vence, Iveco é a vice-campeã

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Equipe Iveco

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Depois de percorrer 9 188 km por 13 dias, o caminhão russo Kamaz, pilotado pelos russos Andrey Karginov, Andrey Mokkev e Igor Devyatkin, foi o vencedor do Rally Dakar 2014, encerrado no último sábado, dia 18 de janeiro, em Valparaíso, no Chile. A largada foi em Rosário, na Argentina e o percurso contou com trechos dentro da Bolívia. 

Entre as marcas de caminhões presentes no Brasil, o melhor resultado foi da Iveco, vice-campeã que, só não levou o primeiro lugar, por causa de um pneu furado na quinta-feira anterior ao encerramento da prova. Mesmo assim, depois de liderar praticamente toda a competição, chegou em segundo lugar com uma diferença de apenas 3 minutos e 11 segundos para o primeiro colocado. O caminhão vice-campeão tinha no comando o piloto holandês Gerard De Rooy, com os companheiros Tom Colsoul (belga) e Darek Rodewald (holandês), que percorreram toda a prova em 55h03min39s. Além do Powerstar de Gerard, mais dois caminhões Iveco finalizaram a competição no “Top 10” da classificação geral: o também holandês Hans Stacey foi o 7º com seu Trakker Evolution 3, e o espanhol Pep Vila Roca foi o 10º com seu modelo Trakker.

“A última etapa (13ª) foi muito dura, mas não tivemos problemas em nenhum momento. Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela nossa equipe e também com o desempenho dos nossos caminhões”, disse Gerard na chegada à Valparaíso. No Dakar, De Rooy, com o Iveco Powerstar, foi o campeão em 2012 e o 4º colocado no ano passado.

Como nas edições anteriores, a Iveco e a FPT Industrial foram novamente os patrocinadores oficiais da equipe De Rooy Petronas, voltando a fornecer os veículos e motores do time holandês. O Rali Dakar 2014 marcou o quarto ano de patrocínio da Iveco e da FPT Industrial junto à De Rooy. A estreia foi em 2011, no Rali de Marrocos. Os veículos que participaram do Dakar 2014 são equipados com os motores Cursor 13, da FPT Industrial. Os engenhos de 13 litros são capazes de fornecer uma potência de 900 cavalos e um torque máximo de 387,49 mkgf em 1.100 rpm.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).