84672 New Dacia DOKKER VAN tests drive in Croatia
Dacia Dokker será fabricado na Argentina e rebatizado de Renault Kangoo, informa imprensa especializada argentina

O mercado de furgões compactos quase sempre foi um monopólio da Fiat. Não porque ela quisesse, mas pelo motivo que a concorrência nunca deu importância para este segmento. Agora, com o crescimento do e-commerce, pelo menos duas marcas começam a ver oportunidades para furgões pequenos: Peugeot e Renault.

TM 162 Peugeot Partner
Análise técnica publicada na edição 162 da revista TRANSPORTE MUNDIAL diferenças entre Renault Partner e Fiat Fiorino

Atualmente, o Fiat Fiorino detém 70% de participação no segmento, com 1.273 unidades vendidas só nos dois primeiros meses de 2018. E olha que o modelo italiano não é a melhor opção em uma análise técnica apresentada pela revista TRANSPORTE MUNDIAL 162 sobre o retorno ao mercado do Peugeot Partner. Você também pode conferir aqui as impressões do modelo francês feita pelo repórter Diogo Mendes.

84671 New Dacia DOKKER VAN tests drive in Croatia
Dacia Dokker

A Peugeot relançou o Peugeot Partner no final de 2016. Ele ainda não é um sucesso de vendas porque a marca fez a divulgação somente no seu lançamento e depois parou, não existindo uma campanha de sustentação. Assim, o Partner ainda é desconhecido, ao contrário do Fiat Fiorino que tem uma longa história no mercado brasileiro, o que lhe garante maior valor de revendas.

84674 New Dacia DOKKER VAN tests drive in Croatia
Interior do Dacia Dokker na Europa

De qualquer forma, a Peugeot praticamente dobrou o volume de vendas do Partner. Foram emplacadas 304 unidades no primeiro bimestre deste ano (16,7% de participação) contra 115 furgões (7,1%) no mesmo período do ano passado.

Renault prepara Dacia Dokker 

A Peugeot promete, para médio prazo, um Partner mais atualizado. No entanto, quem já está se movendo para renovar seu modelo neste segmento é a Renault. Já circula em testes na Argentina (de onde vem o furgão) o substituto do Kangoo, o Dacia Dokker. Segundo a imprensa argentina, o nome continuará Renault Kangoo porque ele já está bem consolidado no país vizinho. Ele não é o primeiro Renault brasileiro originado da marca Dacia do grupo para países mais pobres. O Renault Duster é originalmente um Dacia. 

68154 Renault Kangoo Express Meilleurs Ouvriers de France Limited Edition
Renault Kangoo vendido atualmente na Europa, mas custos fazem Renault decidir pelo furgão da Dacia para mercados do Hemisfério Sul

O Renault Kangoo é produzido desde 1988 na fábrica de Santa Izabel em Córdoba, na Argentina, de onde também virá o seu substituto. 

 

No Brasil, o Renault Kangoo é vendido pelo preço médio de R$ 54.544, segundo pesquisa da Fipe. No site da Renault, ele é oferecido por R$ 59.550, porém, os descontos são inevitáveis graças à concorrência. Nos dois primeiros meses deste ano foram emplacadas 237 unidades (13% de participação), bem menos do que as 317 unidades (19,6%) do mesmo período do ano passado.   

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).