Renovação no quartel

37

Modelo tem câmbio automático que segue padrão mundial de veículos deste tipo

Modelo tem câmbio automático que segue padrão mundial de veículos deste tipo

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo está renovando a sua frota de veículos de combate a incêndios com 40 novos Iveco Tector. O modelo adquirido é o semipesado 170E28 de tração 4×2, que é equipado com motor NEF 6 FPT Industrial de 6 cilindros e 280 cv de potência. O câmbio é o Alysson série 3000 automático de 6 marchas, e atende os padrões internacionais de veículos de combate a incêndios.

Em cerimônia realizada no parque da independência, os militares receberam os veículos, que adquiridos junto à concessionária Iveco Cofipe por meio de licitação pública. De acordo com os militares, as unidades serão utilizadas no atendimento às ocorrências de combate a incêndio em diversas cidades do estado de São Paulo.

Os veículos integram em sua carroceria um tanque de 5 mil litros de água e uma poderosa bomba de incêndio com comandos automatizados de pressão e vazão, que fazem parte dos sistemas anti-incêndio do veículo da Iveco. O bombeamento é realizado e gerenciado a partir da tecnologia TPG, que possui módulo eletrônico dedicado que realiza a troca de informações entre o motor e a transmissão e gerencia a pressão e o volume de água liberado. 
 
Marco Mello, diretor Iveco para veículos de combate a incêndio, disse que as configurações do Tector 170E28 foram decisivas nas negociações durante o processo de licitação e destacou: “A automação de determinados dispositivos são peças fundamentais no aprimoramento das atividades do Corpo de Bombeiros. O câmbio e o motor gerenciados eletronicamente permitem que os oficiais se concentrem exclusivamente na sua missão de salvar vidas, sem ter a necessidade de se preocupar com a troca de marchas ou no controle de pressão da água, como é o caso do sistema TPG”.   

O Iveco Tector 170E28 recebe duas opções de câmbio e quatro opções diferentes de entre-eixos, que geran um total de 16 versões e o tornam versátil e de fácil adaptação a diversos tipos de missões.

Veículos serão alocados para diversas cidades paulistas