A Iochpe-Maxion trabalha no desenvolvido de uma roda digital e inteligente para auxiliar na gestão de frotas de veículos. A ideia é que sensores na roda possam detectar a pressão de ar, perfuração do pneu, temperatura, peso sobre o pneu, balanceamento, entre outras informações.

Marcos de Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion

Segundo Marcos de Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion, ainda não há data para lançamento, pois muitos testes precisam ser feitos para garantir 100% de eficiência e alta durabilidade da roda. “Temos que garantir que todos os componentes vão resistir as trepidações e variações de temperaturas”, explica.

Mas quando a roda estiver pronta para o mercado, Marcos de Oliveira lembra que ela poderá ser uma grande aliada na gestão de frotas. As medições para ajudar no gerenciamento da eficiência do combustível e na manutenção preventiva, pois poderá auxiliar, por exemplo, na antecipação ou no adiamento de um balanceamento em razão das condições de uso. A detecção de sobrecarga, pressão e temperatura poderá evitar um desgaste prematura do pneu e aumentar a segurança.

Do Brasil para o mundo

A Iochpe-Maxion é uma empresa brasileira com capital aberto na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e com presença global (31 fábricas espalhadas por 14 países), com 75% da produção e das vendas no exterior e 25% no Brasil. O faturamento em 2017 foi R$ 7,5 bilhões e, no primeiro trimestre desde ano, de R$ 4,5 bilhões, sinalizando que apresentará resultado positivo sobre o ano passado.

A Maxion Wheels, divisão de rodas da Iochpe-Maxion, é o maior produtor mundial de rodas, com produção anual de 60 milhões de unidades. Cerca de 20% da receita da empresa vem da venda de rodas para veículos comerciais de carga e passageiros.

A empresa, que completa 100 anos, foi fundada em 1918 no Rio Grande do Sul atuando no setor madeireiro, mas migrou para o segmento automotivo com duas divisões. A Maxion Structural Components (produção de longarinas, chassis e travessas) e a Maxion Wheels (rodas de aço e alumínio). Veja linha do tempo na imagem.

Conheça também o câmbio digital e inteligente da ZF.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).