Roubo de carga aumentou em 2013

31

 A NTC&Logística (Associação Nacional dos Transportadores de Carga & Logística) divulgou levantamento próprio, que é coordenado pelo Coronel Paulo Roberto de Souza, aponta um aumento de 5,5% no número de ocorrências de roubo de cargas em 2013, se comparado ao levantamento anterior.

15,2 mil casos foram contabilizados no período, um prejuízo de R$ 1 bilhão para o setor. Este número é o maior dos últimos dezesseis anos. Segundo a entidade, a região Sudeste teve o maior número de registros com 81,29% dos casos, sendo São Paulo e Rio de Janeiro os lideres nos números, com 52,5% e 23,3% dos casos, respectivamente.

Os perfis destes roubos são sempre os mesmos, roubo de cargas pelo crime organizado ou por quadrilhas especializadas, que contam com o apoio de receptadores. Os produtos mais visados continuam sendo equipamentos eletrônicos, produtos farmacêuticos e pneus.

Em âmbito regional, alguns estados já estão tomando medidas contra o roubo de cargas, como é o caso de São Paulo, que neste ano aprovou a Lei Estadual nº 15.315/2014 que estabelece a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS das empresas que tiverem em seus estoques algum item oriundo de carga roubada. Nos Estados de Goiás e Paraná mais recentemente. 

Os números divulgados pela NTC&Logística são calculados com base nos dados informados pelas Secretarias de Segurança dos Estados, empresas do  mercado segurador, gerenciadoras de riscos, transportadoras e outras fontes.