Saveiro 2017 tem visual próprio e quer a liderança

415

Agora com personalidade própria, após ter o seu design descolado do visual do Gol, a Nova Saveiro promete acirrar ainda mais a disputa com a Fiat Strada pela liderança da categoria picape pequena.

IFrame

Segundo o ranking mensal de emplacamentos da Fenabrave, no acumulado de janeiro a maio de 2016, a Saveiro ocupou a segunda colocação do segmento, com 15.734 unidades vendidas, contra 23.633 da líder da categoria, a Fiat Strada. A disputa tem ainda outra concorrente, a Chevrolet Montana, que corre por fora, com 3.819 unidades comercializadas.

saveiro
SONY DSC

O visual é um dos pontos que mais chamam atenção na Nova Saveiro, que agora tem design mais agressivo e, pela primeira vez em 33 anos, é independente do de seus primos Gol e Voyage. O conjunto ótico é novo, bem como a grade, parachoque e as linhas do capô do motor. Na traseira o farol também mudou, e adotou a nova identidade visual da marca. Na versão 2017, a dianteira da picape está mais alta, após receber mudanças no conjunto de suspensão e novos pneus, o que a torna mais preparada para rodar em locais irregulares ou para vencer obstáculos como as valetas das cidades.

saveiro

As primeiras impressões com a Nova Saveiro, versão Trendline com cabine estendida, foram positivas: carro ágil, suspensão ajustada e interior confortável. Na gasolina, rodando vazio, o veículo registrou a marca de 12 km/l na cidade. Para o teste, carregamos o veículo com 300 kg de carga, e a picape registrou as marcas de 10,5 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. 

saveiro

A capacidade de carga da Saveiro é de 638 kg (734 litros). Carregada com 300 kg — pouco menos de 50% da sua capacidade –, a picape sentiu o peso da operação: as frenagens se tornaram menos eficientes e o motor de 1.6 litros EA111, de 101 cv de potência e (gasolina) e , teve de se esforçar mais — contribuindo para o aumento do consumo –, mas, ainda assim, o motor demonstra bom nível de “agressividade”, com retomadas rápidas e sem grande dificuldade de encarar aclives. A suspensão também se manteve firme ao não chacoalhar excessivamente em buracos, valas ou pisos desnivelados. A transmissão é MQ200-5F, manual, de cinco velocidades, que tem como característica a precisão nas mudanças de marcha.  

saveiro

A Saveiro 2017 também está mais completa e tecnológica. O modelo Trendline traz de série uma vasta gama de equipamentos, como EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), banco do motorista com ajuste de altura, freio a disco nas quatro rodas, indicador de troca de marcha, rodas de aço aro 15″ (pneus 205/60), tampa da caçamba com amortecedor e chave, protetor de caçamba, tomada 12V. Bagageiro longitudinal no teto (somente cabine estendida), chave canivete (sem controle remoto), direção hidráulica, faróis duplos com máscara escurecida, grade protetora da janela traseira, parachoques na cor do veículo, porta-objetos nas laterais das portas e porta-revistas atrás do banco do passageiro, calotas, travamento elétrico das portas e vidros elétricos e direção hidráulica completam a lista de equipamentos. 

saveiro

Como opcional a picape oferece o pacote Conforto Completo, com ar-condicionado, sistema de chave com controle remoto e retrovisores externos elétricos, sistema de infotainment Media, que conta com as funções de Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e slot para SD-card, além de suporte para celular.

saveiro

Também são opcionais os pacotes ‘Composition Touch”: volante multifuncional com comandos do sistema de som e do I-System (computador de bordo) e suporte para celular, e Módulo Plus: capa dos retrovisores pintada na cor da carroceira, sensor de estacionamento, faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável e rodas de liga leve de 15 polegadas “Basalto”.

I-SYSTEM
Com comandos totalmente acessíveis pelos botões do volante, o I-System reúne informações como rádio ou faixa em reprodução, dicas para condução econômica, alerta de trocas de marcha, temperatura externa, além do computador de bordo, que mostra o consumo (em quilômetros por litro), autonomia e demais informações sobre a viagem. Além disso, a tela do dispositivo está maior, e a leitura das informações está facilitada.  

saveiro

O painel da Nova Saveiro foi renovado. Ao abandonar as saídas de ar rendondas, o interior está com visual muito mais sofisticado. O suporte para celular ou GPS facilita o trabalho dos transportadores. A direção é prazerosa e o volante está com design muito próximo ao do Golf. No compartimento traseiro da cabine (na versão cabine estendida), pequenos objetos podem ser transportados. Não é recomendado pela marca o transporte interno de objetos pesados e, em hipótese alguma, o transporte de pessoas.  

saveiro

Custando a partir de R$ 52.730, a Nova Saveiro é a aposta da Volkswagen para buscar a liderança do segmento e, com bom nível de conforto, tecnologia e carga, a picape pode vir a surpreender a Strada pela ponta da categoria. O facelift deve ser o último da atual geração que, assim como o restante da família, deve sofrer uma reformulação mais profunda em 2018, quando é esperada a nova geração do Gol.
saveiro

FICHA TÉCNICA:

Motor EA111
Potência 101 cv (G) / 104 cv (E)
Torque 15,4 (G) / 15,6 (E)
Transmissão MQ200-5F, manual, de 5 velocidades
Suspensão dianteira Independente McPherson, molas helicoidais e bBarra estabilizadora
Suspensão traseira Interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais
Freios à disco, ABS com EBD
PBT  1740
Carga Útil 638 kg
Garantia 3 anos