Durante o IAA 2018 que termina dia 27/09, a Scania apresentou um colete conectado para expandir a segurança do caminhoneiro durante a viagem.

Denominado C-me, ele foi desenvolvido para trabalhar como um auxílio protetor para os condutores de caminhões e por isso conta com funções de comunicação integradas, como sistemas de iluminação automática e alertas de acidente por alarme, com conexão via Bluetooth.

Por exemplo, se o condutor cair quando estiver fora do caminhão e ficar imobilizado, o sensor do Scania C-me ativará uma chamada de emergência.

As funcionalidades do C-me são geridas por um app com múltiplas possibilidades de configuração, como nível de iluminação, as condições exteriores, o número de emergência, dentre outros, que podem ser ajustadas de acordo com o que o condutor preferir ou necessitar.

O colete C-me se conecta ao celular do motorista via Bluetooth, sendo capaz de transmitir um alarme e a posição real do motorista ao Scania Fleet Management – sistema de gestão de frotas Scania –, ou mesmo a um número de emergência pré-estabelecido. A aplicação pode também mostrar dados do operador, o número de vezes que entrou e saiu da cabine e outras informações relevantes.

O colete estará disponível na rede de concessionárias Scania na Europa até o final de 2018. Para o Brasil, a empresa ainda não deu detalhes, contudo, se levar em conta que a partir de 2019 a Scania passa a oferecer a mesma gama de produtos e serviços que oferece na Europa, o C-me tem chances de se tornar real por aqui.

Leia mais:

Mercedes-Benz lança série especial da Sprinter

Os dois grupos que dominam o mercado brasileiro de caminhões

Retrovisor com câmera reduz consumo em até 2%

 

Compartilhar
Andrea Ramos
Jornalista especializada em veículos comerciais, apaixonada por caminhões e punk rock, e mãe do B e do Ben.