Scania Brasil no topo

58

Equipe da Brasdiesel na final regional

Equipe da Brasdiesel na final regional

Assim com uma mãe fala sobre seu filho, as fabricantes de caminhões dizem que têm o melhor pós-venda do mercado. E óbvio que todas se esforçam para realmente ter o um bom ou excelente serviço de manutenção, pois, diferentemente do comprador de carro, o de caminhão pode ser conquistado por toda a vida. E, para incentivar a capacitação dos profissionais técnicos da sua rede de concessionárias a levarem o tema bem a sério, a Scania promove um concurso mundial entre os mecânicos de todos os países.

Denominado de Top Team, a competição, única no mundo, terá a equipe gaúcha da concessionária Brasdiesel, de Ijuí (RS), representando o Brasil na final entre os dias 3 e 5 de dezembro, na Suécia.

A equipe da Brasdiesel foi classificada para a final internacional após vencer a etapa brasileira, em março, e ficar em segundo lugar na regional (América Latina e África), realizada este mês (maio), na Argentina. Sete equipes disputaram a etapa regional, representando Brasil, Argentina, Peru Chile, México e África do Sul. Apenas os dois primeiros colocados foram classificados para a final internacional.

“A Brasdiesel conquistou a vaga após trilhar um caminho de vitória em termos de preparação, apoio da diretoria e trabalho em equipe. Ao vencer a final nacional sabíamos de seu potencial. A decisão internacional não será fácil, mas eles chegarão muito capacitados”, diz Gustavo Andrade, chefe de desenvolvimento da rede Scania no Brasil.

Como funciona

Para classificar para a final regional, o time da Brasdiesel venceu 258 concorrentes da rede brasileira em provas práticas e teóricas, simulações do dia a dia de uma concessionária. Doze juízes da Scania avaliaram o diagnóstico dado pelas equipes, a reparação, metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança na execução e o tempo gasto nas tarefas. A melhor equipe recebeu o prêmio de R$ 20 mil.

Equipe Brasdiesel é a melhor da Scania no Brasil

Na etapa regional, as equipes passaram provas em uma estação teórica e quatro práticas, além de responderem questões de oficina e de conhecimentos sobre os produtos Scania e de situações diárias de uma concessionária.

“O compromisso da Scania é entregar ao cliente o máximo desempenho e disponibilidade do veículo para que o negócio dele seja o mais rentável possível. O Top Team é uma ferramenta para que essa meta seja alcançada, além de beneficiar toda uma cadeia. As casas Scania ganham em visibilidade e qualidade dos profissionais, os funcionários ampliam suas habilidades e conhecimentos técnicos, e o cliente, ganha em serviços mais qualificados, eficientes e customizados”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).