Há poucos dias de completar 60 anos de sua instalação no Brasil, em 2 de julho de 1957, a Scania acelera o ritmo de investimento no Brasil e confirma aporte de R$ 2,6 bilhões para o seu programa de modernização iniciado em 2016 e que vai até 2020. 

O plano de investimento visa atualização da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), unidade que também vai produzir a nova cabine que já equipa os modelos Scania S e R na Europa.

16122 051
Nova cabine em produção na Europa também será produzida em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Arquivo

Scania já cresce 9,4%, mas o investimento é com visão de 10 anos

Como a empresa desenvolveu o processo modular global de produção (em 1998), as fábricas, tanto do Brasil como da Suécia, precisam estar capacitadas para produzirem os mesmos caminhões para atender qualquer mercado em que atuam. “Os investimentos programados asseguram a continuidade da evolução tecnológica da unidade brasileira e a Scania reforça a estratégia de manter o Brasil como espelho da Suécia”, diz Rogério Rezende, diretor de assuntos institucionais e governamentais da Scania Latin America.

Rogerio Rezende 1
Rogério Rezende, diretor de assuntos institucionais e governamentais da Scania Latin America. Foto: Scania

Assim, a unidade de São Bernardo do Campo, única fora da Suécia que produz caminhões completos (todos os principais componentes, como chassis, eixos, cabine, trem de força etc), ela precisa estar no mesmo nível de atualização da matriz. Portanto, o investimento atenderá as necessidades do mercado local e de exportação para cerca de 30 países.

Parte do investimento também será direcionado para o desenvolvimento da rede de concessionárias. 

Sobre a atual situação econômica do país, Rogério Rezende lembra que os investimentos são realizados com uma visão futura de 10 ou 20 anos e não de hoje ou de amanhã.

Barral 1
Roberto Barral, diretor-geral da Scania Brasil. Foto: Scania

Mesmo em relação ao momento atual, Roberto Barral, diretor-geral da Scania Brasil, continua apostado no crescimento entre 10% e 15% do mercado brasileiro de caminhões acima de 16 toneladas de PBT. Já no primeiro trimestre deste ano, a marca já registrou crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Série Especial 60 Anos

WM17015 008
Série Especial que homenagea modelo histórico 113 de 1991 é lançada para marcar os 60 anos de Brasil. Foto: Divulgação

Para comemorar as seis décadas de Brasil, a Scania também lançou a Série Especial 60 Anos Brasil. O modelo também homenagea o Scania 113 de 1991, considerada por ela um modelo histórico. 

A Série Especial será comercializada nos modelos R 440 e R 480, todas pintadas na cor azul celeste do Scania 113 e com as faixas rosa, lilás e roxas. Serão produzidas apenas 60 unidades. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).