Scania entrega 33 caminhões P 440

82

Scania P 440

Scania P 440

Da parceria entre Scania e Lavrita Engenharia foram concebidos os veículos CCI-AP2-Fênix, com plataforma do Scania P 440 4×4, que serão utilizados para combater incêndios em aeroportos.

Ao total são 64 modelos que serão entregues como parte do Programa de Investimento em Logística: Aeroportos, da SAC (Secretária de Aviação Civil). A licitação vencida pela Lavrita entregou hoje 33 modelos que serão destinados aos aeródromos de cidades como Marabá (PA), Barreiras e Vitória da Conquista (BA), Juazeiro do Norte (CE), Fernando de Noronha e Caruaru (PE), entre outros.

Os (carros de combate a incêndio do tipo ataque principal classe 2, modelo Fênix) ou CCI-AP2-Fênix, são os únicos caminhões 4×4 produzido no país que atendem a norma norte-americana NFPA, contra incêndio em aeroportos, por isso, o modelo possui algumas particularidades. A primeira delas é o motor de 440 cv equipado numa cabine P – cavalagem necessária para atender a norma, uma vez que esse motor de 13 litros é capaz de desenvolver de 0 a 80 km/h em 35 segundos e velocidade final acima de 113 km/h. Esse propulsor está combinado a uma caixa Allison HD 4500 de 6 velocidades. Trata-se de uma caixa que tem duas saídas de força para tracionar o caminhão e para fazer a moto bomba funcionar simultaneamente.

Planos

O Brasil possui algo em torno de 800 aeroportos, sendo que cerca de 170 realizam voos domésticos e outros com pouco uso comercial. O plano do Governo Federal, por meio da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e SAC (Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República) é preparar esses aeroportos para atender voos regulares e esses caminhões chegam para atender a demanda.

Mais informações sobre o desenvolvimento do veículo na próxima edição da revista Transporte Mundial