Scania quer eliminar pontos cegos nos caminhões

147

A tecnologia que promete acabar com os pontos cegos ainda está sendo introduzida nos caminhões, mas não é necessariamente nova. Em 2014, por exemplo, o Blind Spot Assist foi apresentado pela Mercedes-Benz no IAA (Salão de Hannover). No entanto, não deixa de ser uma ferramenta importante para salvar vidas humanas.

scania pontocego
A novidade fica por conta da Scania Europa, que lançou um kit para eliminar pontos cegos em veículos pesados. Inspirado nas tecnologias dos ônibus de Londres, na Inglaterra, o kit conta com câmeras, sensores e alertas sonoros para alertar o condutor de colisões eminentes.

Ainda em testes, o kit foi solicitado por Håkan Isfalk, gerente regional da empresa Skanska, em visita a Scania. “Decidimos colocá-la (tecnologia) em testes imediatamente, e ver se o recurso deve tornar-se padrão em nossos veículos “, diz o gerente. Na Skanska, dois caminhões Scania R 560 estão testando a novidade. Ao dar partida no caminhão, as câmeras de apoio são instantaneamente ligadas, tudo apoiado por sensores e avisos sonoros, que fornecem subsídios para que o motorista perceba o que está ao seu redor. O reforço nos “olhos” do motorista são as quatro câmeras que o veículo recebeu; estrategicamente direcionadas nas extremidades do caminhão. Apesar da tecnologia não evitar a colisão, ela aumenta a consciência situacional do motorista.

Segundo a Scania, uma das motivações para o desenvolvimento da tecnologia é resguardar a vida; especialmente a dos ciclistas, que estão em pleno crescimento na Suécia. Porém, a proporção de acidentes e mortes com este público cresceu ainda mais. De acordo com a Agência Sueca de Transporte, as ocorrências envolvendo ciclistas cresceram 11% em 2014, com relação a 2013.